presida copy

Coordenadores de Gabinetes dos Conselheiros, superintendente técnico, secretário-geral, diretores, coordenadores de áreas, gerentes e assessores do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) participaram, na manhã desta segunda-feira (2.05), da 1ª Reunião do Comitê de Gestão Operacional do TCE/BA do ano de 2022, promovida pela Diretoria de Gestão Estratégica (DGE) por meio da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL).

O evento foi aberto oficialmente pelo presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio, que destacou a necessidade de manter o fluxo otimizado dos processos, os quais devem ser conduzidos de maneira produtiva para que a instrução seja logo concluída e chegue à mesa de julgamento. “Temos nos empenhado em pedir aos secretários das pastas que retornem os processos. Há processos que não retornam. Mas o que temos de fazer é enfrentar a situação, recuperar o processo ou assumir que o processo não irá retornar. É nesse sentido que precisamos nos unir, reforçando a parceria entre o trabalho de vocês e uma melhor gestão para os recursos humanos”, disse o conselheiro-presidente.

 

murilomurilo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira aqui a apresentação.

publico copy copyCOESÃO
Na sequência, o assessor Givanildo Nascimento Magalhães manifestou sua satisfação com a retomada das oficinas de planejamento, essenciais para que os profissionais do TCE/BA trabalhem de forma coesa e cumpram a sua missão com tempestividade. “Reforço a alegria que esta Casa tem de retomar as suas atividades presencialmente. As oficinas são uma etapa importante no ciclo operacional. É o momento em que as lideranças têm a oportunidade de influir nesse planejamento, no qual as iniciativas podem ser modificadas, incorporadas, confirmadas, tudo de forma aberta, num sistema democrático e republicano. É importante que o controle externo seja feito de maneira tempestiva. Muitos servidores estão se aposentando, e isso exigirá de todos nós um esforço a mais para que os processos chegem às mãos dos julgadores. É preciso um esforço de toda a casa.

Dando continuidade ao evento, a programação contou com explanações de Ivonete Dionizio de Lima, membro da equipe técnica da DGE, e Murilo Mota Nunes, Gerente de Planejamento da DGE, envolvendo os seguintes temas: Resultados do Plano Estratégico 2018-2021, Apresentação da Revisão e Atualização do Plano Estratégico 2022-2023 e Metas Institucionais e Plano Operacional Anual. A reunião marca o início da programação das Oficinas de Planejamento de 2022, que serão realizadas entre os dias 2/05 e 18/05, pela Diretoria de Gestão Estratégica (DGE), por meio da Gerência de Planejamento (GP) e da Gerência de Desenvolvimento Institucional (GDI), conforme cronograma definido com as Unidades de níveis 2 e 3 do TCE/BA.

Membro da equipe técnica da Diretoria de Gestão Estratégica (DGE/BA), a servidora Ivonete Dionizio de Lima esclareceu que a primeira reunião do Comitê de Gestão Operacional, no exercício de 2022, é uma iniciativa relevante para a divulgação do sexto ciclo estratégico do Tribunal, que foi ampliado através da sua revisão e atualização para o período de 2018-2023. E acrescentou: “Outro aspecto a ser ressaltado é que a apresentação do modelo de gestão estratégica adotada pelo TCE/BA na reunião contribui para que as oficinas de planejamento, que serão realizadas no período de 02 a 18 de maio, sejam mais eficientes e contribuam para o aprimoramento do Plano Operacional Anual (POA) referente ao exercício de 2022, previamente aprovado através da Resolução 092/2021, e que serão objeto de análise e validadas no decorrer das oficinas, objetivando alcançar resultados mais eficazes e tempestivos”.

 DEPOIMENTOS

"As oficinas representam um importante marco para o planejamento do TCE/BA. É o momento em que todos os servidores e também a direção da Casa se unem para definir as prioridades e as diretrizes que nortearão as nossas atividades nos próximos meses. Portanto, é uma oportunidade fundamental que nós temos para concentrar os nossos esforços para definir como podemos produzir mais e melhor com os recursos que temos, sempre voltados para o nosso propósito maior de contribuir para que as políticas públicas atendam bem a nossa população".
Superintendente técnico do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), José Raimundo Bastos de Aguiar