Interessados no ingresso em pós-graduações, 25 servidores do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) participaram, na tarde desta segunda-feira (6.05), do curso Ferramentas para Elaboração de Projeto de Pesquisa, realizado na sala de treinamento da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL). O conteúdo foi ministrado pela auditora de controle externo do TCE/BA Aline Mendonça de Andrade, que abordou os recursos utilizados para facilitar a escrita acadêmica. O evento integra o Plano de Capacitação.
Durante a abertura do curso, o diretor da ECPL, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, falou da relevância do tema para o aprimoramento não só dos servidores, como também da Corte de Contas. “É algo que eu acredito muito. Todos aqueles que fazem curso de graduação, mestrado e doutorado sabem da importância de elaborar um bom projeto de pesquisa científica. Projeto é planejamento, e nada se faz sem o planejamento, que é fundamental para que a gente consiga desenvolver bons estudos e chegar aos resultados almejados" reconheceu o conselheiro Inaldo.
De acordo com Aline, o objetivo da aula é facilitar a escrita científica. “Quando a gente faz faculdade ou uma pós-graduação, a gente enxerga a matéria de metodologia da pesquisa científica com um peso muito grande. Então eu procurei mostrar um caminho mais fácil de ‘vender’ um pré-projeto para seleção de mestrados”.
Para a auditora, esse percurso começa com a escolha do tema estudado, que precisa estar de acordo com as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação. “A gente pode delimitar o tema explorando os sites desses programas, o currículo dos professores, as dissertações e teses orientadas por eles para que a gente conheça suas referências teóricas”, exemplificou Aline.
Ainda segundo a ministrante, a elaboração de um pré-projeto também se beneficia da exploração da literatura sobre o tema, que pode ser realizada através de bases de dados, como Scielo, Google Acadêmico e Redalyc. “Este é um passo fundamental para encontrar lacunas de pesquisa”, afirmou. O curso também apresentou a estrutura básica da introdução do anteprojeto e a escolha dos métodos de pesquisa.