O Tribunal de Contas do Estado (TCE/BA), por meio da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), deu continuidade ao curso para renovação do aprendizado da Língua Portuguesa, nesta segunda-feira (22.01), para servidores e estagiários da Corte de Contas. O curso, iniciado no dia 18.12, com carga horária de 20 horas, revisitou as regras do novo acordo ortográfico e outros assuntos, como a separação de sílabas e a produção e compreensão de textos.
Com uma metodologia embasada na sociolinguística (ramo da linguística que estuda a relação entre a língua e a sociedade), a professora Cristiane Mary Vasconcelos Silva apresentou textos informativos e literários para evidenciar as funções e as nuances da linguagem, em situações de expressão oral e escrita, destacando as particularidades desses registros linguísticos.
A docente deu destaque para os sentidos conotativos e denotativos das palavras, enfatizando a importância do aprendizado da gramática normativa para a realização de concursos, redação oficial e comunicação no ambiente de trabalho. "Devemos lembrar que uma mesma palavra pode ter diferentes sentidos em expressões do dia a dia, nas gírias e na nossa relação com as pessoas. No entanto, no mundo do trabalho, a linguagem serve a uma função específica, que requer objetividade e clareza, tanto na oralidade quanto na escrita. Nesse aspecto, devemos obedecer à norma padrão da língua portuguesa", salientou Cristiane Vasconcelos.
Ao final do curso, todos os alunos receberam certificados de participação.