A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por intermédio da Escola de Contas José Borba Pedreira Lapa (ECPL), promove, de 24 a 27.04, o curso “Gestão de conflitos socioambientais”. O objetivo do curso é fornecer ferramentas e trazer conceitos de Gestão Participativa a partir da perspectiva teórica da administração.
O curso conta com a participação de 30 servidores de órgãos diversos da administração pública (Inema, Secretaria Municipal, Executivo Estadual e Municipal e Sociedade civil) e ocorre das 8h30 às 17h30, com intervalo para almoço. Ministrado por Maria Tereza Ramos da Silva, representante da Rede de Instrutores da Secretária de Administração do Estado da Bahia (Saeb), o curso tem metodologia participativa incluindo discussões, trabalhos em grupo, jogos e dinâmicas, a fim de expor aspectos conceituais básicos da gestão participativa; analisar especificidades da gestão participativa no âmbito dos colegiados ambientais; caracterizar as funções gerenciais em suas tarefas constituintes e sua importância nos colegiados ambientais.
Para Maria Tereza, o curso possibilita esclarecimentos diversos no âmbito do meio ambiente. “Não existe nenhuma atuação, nenhuma ação que não ocorra no meio ambiente, na natureza em si. A natureza impacta na vida de toda a população. É importante que as pessoas possam se posicionar em relação a isso, discutir sobre que decisões devem ser tomadas nesse âmbito da gestão. Se esse colegiado consegue gerenciar a si próprio nas suas discussões, gerir seu próprio movimento de forma participativa, ele vai conseguir participar mais efetivamente como colegiado, como unidade, de forma eficaz e, a partir disso, obter políticas públicas mais satisfatórias”, afirmou.
Ao final do curso, todos os participantes receberão certificado de participação.