IMG 4587Reconhecer a importância e as contribuições da Gestão por Competência para o aprimoramento das práticas de gestão e pessoas na administração pública, a partir de aprendizagem de conceitos, pressupostos e propósitos. Com esse objetivo, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), por intermédio da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), iniciou na manhã dessa segunda-feira (13.05), na sala de treinamento da ECPL, o curso “Gestão por competência”. Ministrado pelo instrutor Wladimir Martins, o curso, que segue até amanhã (14.05), aborda os principais conceitos da gestão por competências e sua aplicação ao âmbito organizacional.

Durante os dois dias de curso, os servidores aprenderão os conceitos da gestão e toda a estrutura, a exemplo de como aplicar o CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitute) na relação dia a dia. De acordo com o sócio-diretor da Opus Humam, o conteúdo irá permitir um melhor entendimento de como utilizar essa ferramenta para o desenvolvimento institucional, concedendo maior poder às pessoas no âmbito organizacional. "Gestão por competências dentro das instituições é o que tem dentro da gestão de pessoas como principal item de excelência, permitindo que as pessoas mudem de um patamar para outro. É por meio dessa gestão que conseguimos identificar o que cada função precisa e como prepar um treinamento. O objetivo dela é fazer uma contrução no que diz respeito ao desenvolvimento individual e coletivo", explicou.

Segundo Wladimir, Gestão por Competências é o mapeamento do que cada atividade necessita em termos de conhecimento, habilidade e atitude. O instrutor acrescenta que, a partir desse conceito, é possível avaliar tanto a parte técnica de cada função como a parte comportamental. "A partir dessa avaliação, a instituição consegue cruzar as informações e obter um diagnóstico para criar um plano de desenvolvimento individual e coletivo, concluiu.