Após o encerramento da sessão ordinária desta quinta-feira (24.10), o plenário Conselheiro Lafayette Pondé, do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), foi palco de uma emocionante homenagem feita pela direção da Corte de Contas a integrantes do Tribunal e do Ministério Público de Contas (MPC), marcando a celebração pelo Dia do Servidor (que é comemorado oficialmente em 28 de outubro). Ao todo, 76 pessoas foram homenageadas com a entrega de uma placa comemorativa, entre servidores efetivos, comissionados, membros e procuradores do MPC, como parte do Programa de Reconhecimento Funcional e Valorização de Servidores, envolvendo a todos os que completaram neste exercício de 2024, 10, 20, 30, 40 e 50 anos de serviço (sempre as dezenas exatas). (Confira aqui mais fotos do evento)
Ainda durante a sessão plenária, o presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio, fez uma saudação aos servidores da Corte de Contas, destacando a primeira edição da homenagem por tempo de serviço prestado. Ele afirmou que a homenagem é mais um reconhecimento justo a todos aqueles que fazem o Tribunal de Contas acontecer. E acrescentou: “Vocês zelam, incansavelmente, pelo controle, pela transparência e eficiência da gestão pública estadual, cumprindo o mandamento constitucional e influindo para o aperfeiçoamento das políticas públicas. Se o servidor público é, por si só, um potencial agente de transformação social, tanto mais o serão aqueles servidores que trabalham em um órgão de controle. Tenham muito orgulho da carreira que vocês abraçaram e saibam que são essenciais na construção de uma sociedade mais justa e solidária”, ressaltou o presidente.
Marcus Presidio fez questão de agradecer ao empenho e à qualidade do corpo funcional do TCE/BA. “Estou ciente do valor de cada um e, por isso, o nosso mandato tem empreendido um exercício diário de valorização e respeito a todo o corpo funcional, garantindo remuneração digna, ambientes modernos e salubres, tecnologia de ponta e ações que humanizam as relações de trabalho. Assim, cada vez mais, fortalecemos a sensação de pertencimento ao Tribunal e entendo que esse sentimento é crucial para o engajamento e a motivação de todos, facilitando o sucesso no alcance dos objetivos institucionais. Então, quero dizer: muito obrigado. Obrigado por tudo que vocês fazem. Obrigado pela dedicação. Obrigado pelas entregas! Vamos continuar trabalhando juntos para construir um Tribunal de Contas cada vez melhor”.
PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO
A iniciativa da homenagem por tempo de serviço prestado foi da Diretoria de Recursos Humanos (DRH) e, ao abrir oficialmente o evento, Marta Lemos Correia D'Amorim, da Gerência de Gestão de Pessoas (GGEP), falou um pouco sobre o Programa de Reconhecimento Funcional e Valorização de Servidores do TCE/BA, que está sendo ampliado neste exercício com a homenagem prestada nesta quinta-feira, a qual passará a ser anual. Ela citou várias iniciativas implementadas como parte do reconhecimento e da valorização dos servidores, “a exemplo do Programa de Preparação para a Aposentadoria, o Programa de Desenvolvimento da Liderança, a Pesquisa do Clima Organizacional e também o Programa de Valorização e Reconhecimento de Servidores, denominado Destaque TCE e que visa à valorização pública de servidores por seu desempenho”.
E concluiu: “Não podemos deixar de agradecer e reconhecer o trabalho incansável do nosso diretor de Recursos Humanos, Rusdelon, que sempre apoia e luta por todas as iniciativas em prol dos servidores, bem como a equipe da DRH. Assim, parabenizamos e agradecemos a todos vocês, em especial os que estão sendo homenageados, pelo empenho, dedicação, compromisso e competência na realização do seu trabalho, contribuindo para o exercício do controle externo e para a construção de um tribunal de excelência. Vocês são a espinha dorsal do nosso tribunal. Continuemos juntos para construir um futuro melhor para o nosso Estado”, concluiu Marta.
PRONUNCIAMENTOS
As placas comemorativas foram repassadas aos homenageados pelo presidente, conselheiro Marcus Presidio, conselheiros Gildásio Penedo Filho, Antonio Honorato de Castro Neto, Inaldo da Paixão Santos Araújo e João Evilásio Bonfim (este último foi um dos homenageados por ter completado 10 anos de atuação no Tribunal). Também entregaram placas o diretor de Recursos Humanos, Rusdelon Franco Lima, o secretário de Processos, Luciano Chaves Farias, e o procurador do MPC, Maurício Caleffi.
Alguns dos servidores homenageados e o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo fizeram uso da palavra, sendo sempre muito aplaudidos por todos os que lotaram o espaço do auditório Conselheiro Lafayette Pondé. Foram feitos os seguinte pronunciamentos, pela ordem:
ALOISIO MEDRADO SANTOS
Ao subir ao púlpito, o auditor Aloísio Medrado Santos, homenageado pelos 50 anos de serviços prestados ao TCE/BA, agradeceu ao presidente Marcus Presidio, ao Ministério Público de Contas, e, principalmente, aos colegas pela colaboração e pela convivência harmoniosa. “É uma atividade que nos rejuvenesce, porque é uma missão desafiadora. Nós, a cada dia, enfrentamos uma situação diferente e temos que lidar com todo afinco e com efetividade. Portanto eu entrei aqui menino, mas se permaneço com a aparência menos idosa do que tenho, isso, com certeza, se deve a minha atividade aqui. O Tribunal de Contas nos dá todas as condições de trabalho. Eu continuo gostando de trabalhar e continuo gostando de estar aqui no Tribunal, e espero permanecer aqui até a compulsória”, concluiu.
DENILZE SACRAMENTO
A diretora adjunta da ECPL, Denilze Sacramento, lembrou a sua trajetória no Tribunal, quando aos 21 anos iniciou sua história profissional. “O Tribunal foi quem me deu régua e compasso na minha vida. Isso eu não vou esquecer nunca. A todo momento, em todos os lugares onde eu permaneço e estou a apresentar alguma coisa, só tenho a agradecer a participação de todos vocês. Somos servidores e acho que a gente precisa, acima de tudo, quando a gente escolheu vir para um órgão público, exercer no conceito da palavra, servir à sociedade. Acho que com respeito, ética, pensamentos reflexivos para que a gente possa ter essa instituição ativa, ela vai fazer 110 anos, que ela possa viver, perdurar por muitos e muitos anos, mas quem vai fazer isso somos todos nós aqui de maneira ética, responsável e com compromisso”.
ELSON QUEIROZ RAMOS
Emocionado, Elson Queiroz Ramos, assistente administrativo da Gerad, lembrou de quando chegou e de tudo que aprendeu, fazendo questão de agradecer pessoalmente ao conselheiro Inaldo Araújo por lhe ter dado muitas oportunidades dentro da casa de controle. “Se hoje estou sendo homenageado, é graças ao apoio de vocês. Sinto que faço parte dessa grande família TCE. Parabéns aos novos auditores. Sintam orgulho deste lugar, pois aqui vocês encontrarão muitas oportunidades de crescer. Hoje tenho o Tribunal tatuado no braço, dando energia para que eu possa contribuir ainda mais, de forma incansável e diligente. Não tenho do que reclamar. Aqui temos conselheiros acessíveis, colegas que se tornaram amigos, como Fernando Del Rey. Só tenho a agradecer”.
CONSELHEIRO JOÃO BONFIM, OUVIDOR DO TCE
O conselheiro João Bonfim, um dos que receberam a placa comemorativa pelos 10 anos de atuação no TCE/BA, afirmou que tem 54 anos de serviço público, somando o tempo de serviço no Banco do Brasil, Assembleia Legislativa e no Tribunal de Contas. Ele declarou que o ambiente do Tribunal de Contas é muito agradável, e lembrou que por onde esteve só tem elogios, já que estes lugares são escolas de forjar homens de bem. “Aqui temos egressos da Alba, como os conselheiros Antonio Honorato e Gildásio, e esse que nos orgulha muito, e que temos como presidente o conselheiro Marcus Presidio. Tenho absoluta certeza de que o quadro funcional do TCE é que faz esse órgão ser o que é, reconhecido e valorizado em todo o Brasil”.
CONSELHEIRO INALDO ARAÚJO, DIRETOR DA ECPL
Ao pedir a palavra, o conselheiro Inaldo falou sobre o quanto é muito bom, sempre, olhar, da mesa do Tribunal Pleno, o plenário repleto de pessoas. “Parabéns, presidente, por esta iniciativa. Nesses quase 40 anos, não me lembro de um momento tão emocionante, tão marcante e feito por aqueles que, de fato, fazem esta casa acontecer e que somos todos nós. Uma casa que acolhe, que convive bem e que, acima de tudo, nos torna pessoas diferentes, diferentemente melhores”.
MÁRIO DOS SANTOS SILVA
O titular da Secretaria de Administração e Finanças (Secaf), Mário Silva, lembrou dos colegas de convivência no dia a dia do Tribunal, e se dirigiu especialmente àqueles que estão chegando agora à instituição. “A fala que eu tenho aos novos é que amem o processo, o processo de se apaixonar, de fazer parte do Tribunal, de internalizar o que é ser Tribunal de Contas. Por quê? Porque, ao término dessa carreira, vocês podem testemunhar agora como as pessoas que estão aqui se referirem ao Tribunal. Vocês farão igual ao que fez o muçulmano que acompanhou o cristão na travessia do deserto. Ao término dessa travessia, a comunidade que os aguardava os questionou a respeito dessa experiência. O cristão falou que foi uma oportunidade de refletir sobre a vida, sobre a renovação da fé, sobre a vida em outro plano. E quando perguntaram ao muçulmano, ele disse apenas: ‘O que destaco de marcante são as marcas que o cristão deixou no meu coração’. Então, trago essa narrativa lembrando que vocês estejam sempre atentos às boas marcas do Tribunal de Contas, por meio de seus servidores, seus membros, as pessoas, deixará no coração de vocês”.
VEJA, ABAIXO, A RELAÇÃO COM OS NOMES DE TODOS OS
HOMENAGEADOS POR TEMPO DE SERVIÇO PRESTADO
Servidor com 50 anos de serviço
Aloísio Medrado Santos
Servidores com 40 anos de serviço
Abelidia Costa Marques da Silva Vasconcellos
Ana Carolina Brandão Macieira Freire Magnavita
Cristiane Rebello de Carvalho
Denilze Alencar Sacramento
Edno Correia da Silva
Edson Tomás dos Santos
Marcos Antonio Mercês Coelho
Maria das Graças Barros de Santana
Tânia Maria Carvalho Matos
Servidores com 30 anos de serviço
Eduardo Mattedi e Silva
Daniela Couto Silva Gomes
Gilda Souza Gomes
Maria Conceição Almeida da Fonseca
Roberto Costa da Silva Paranhos
Sidney Guilherme Chaves Júnior
Antônio José dos Santos Nunes
José Luis Galvão Pinto Bonfim
Paulo Tadeu Lima Pires
Servidores com 10 anos de serviço
Alessandra Carvalho de Queiroz
Alessandro de Souza Guidoni
Aline Erdens Schramm de Rocha
Aline Mendonça de Andrade
Ana Paula Souza Leal Newton
Andrea Brandão Moraes Khoury
Antonio José Jesus dos Santos
Antonio Tarciso Souza de Carvalho
Augusto César Pinheiro de Mattos
Augusto José Garrido Carneiro
Bárbara Carvalho de Moura Abreu
Bernardo Kruschewsky Barreto Coutinho Santos
Bruno Mascarenhas da Silveira Ventim
Carine Mendes Pereira
Christiane Ribeiro Monteiro de Almeida Ferreira
Cilmo Xavier Cedro Filho
Clara Maria Costa Bomfim
Dalva Andrade Erdens
Daniel Lisboa Júnior
Danielle Novaes Rodrigues da Cunha
Djam Antonio Freitas de Bittencourt
Elson Queiroz Ramos
Erika de Oliveira Almeida
Evellyn Alves de Figueredo
Fábio Pires dos Reis
Fernanda Dantas Barreto
Gabriel Peregrino Martins
Giovane Oliveira Lima
Iaisa Sampaio Lima
João Alves de Sousa
João Evilásio Vasconcelos Bonfim
José Jorge Dantas de Lima Júnior
Joselma Tavares Bispo Campelo Baptista
Larissa Gonçalves Lopes
Lívia Aguiar Fernandes Pereira
Lívia Maria Almeida Primo de Castro
Marcella Tavares Teixeira Bastos
Márcio Maia Valois Costa
Mardilli de Angelis Baqueiro Costa
Marta Lemos Correia d’Amorim
Murilo Mota Nunes
Newton Nery dos Santos
Ninive de Oliveira Bandeira Ribeiro
Otacílio Prates Neto
Pamela Barbosa Engel
Patrícia Rocha Dourado Espinheira
Paula Brandão Lima Barreto
Rafaella Gordilho Lomanto
Raimundo Ferreira Mercês
Reinaldo Cardoso Maia
Rogério Campos de Carvalho
Sérgio Lima Andrade
Tatiana Leal Maltez
Tatiane Paty Santos Ribeiro
Thiago Magalhães Guedes
Vanessa Hedjazi Ribeiro Sousa
Verônica de Cerqueira Lima Antunes