Na segunda-feira, dia  6 de junho, representantes da Secretaria da Administração do Estado da Bahia apresentaram ao corpo técnico do Tribunal de Contas do Estado da Bahia o Sistema de Gestão de Contas de Consumo (GCC), administrado pela SAEB e integrado ao Sistema de Contabilidade Estadual, que tem por objetivo a gestão das despesas com serviços de consumo pelos Órgãos, Fundos e Entidades da Administração Pública do Poder Executivo Estadual.

O sistema, ao reunir informações sobre os gastos com contas de consumo, permite a padronização de procedimentos para uma melhor gestão dessas contas, de modo a proporcionar a tempestividade nos pagamentos e a redução de incidência de juros e multas.

Inicialmente contemplando o acompanhamento via web dos custos das contas com água e energia, o sistema permite o recebimento eletrônico das faturas, o seu atesto via web, o pagamento automatizado através de sua integração com o SICOF e o envio de arquivos eletrônicos às concessionárias de serviços com informações sobre os pagamentos realizados. Conforme informado pela SAEB, o sistema encontra-se em fase de implantação nas unidades, de forma presencial e assistida.

A apresentação foi acompanhada por servidores das Coordenadorias de Controle Externo e do grupo de estudo que está desenvolvendo trilhas de auditoria com a utilização do Sistema Mirante e seus novos recursos de Business Intelligence (BI).