Por mais difícil que seja, não deixe de acreditar nos seus sonhos. Essa é a principal mensagem do filme “Céu de Outubro”, exibido na tarde de quarta-feira (29.03), na primeira sessão de 2017 do projeto Cine TCE, idealizado pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) por meio da Escola de Contas José Borba Pedreira Lapa (ECPL). O filme foi sugerido pelo presidente do TCE/BA, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo.
A película conta a história verídica de quatro garotos que decidem construir modelos de foguetes, em 1957, ano em que foi lançado o satélite soviético Sputnik. Sonhando com o grande feito e com a capacidade de se reinventar, o adolescente Homer Hickman Jr. se recusa a repetir a história de vida do pai, que trabalha na mina de carvão da cidade. Com a ajuda da sua professora de matemática e dos seus amigos, ele arquiteta um projeto de construção de foguete para um concurso de ciências, cujo prêmio é uma cobiçada bolsa para a universidade. E o sucesso finalmente vem, depois de muito empenho e tentativas fracassadas.
“A realização do sonho de Homer só foi possível por causa da sua determinação e perseverança. Na vida, vocês encontrarão vários obstáculos, mas, para vencê-los, precisam ser resilientes. Sonhem e acreditem que é possível! Por isso, sejam perseverantes, abracem as oportunidades e sejam inteligentes para passar por cima de todas as dificuldades”.
Ao final da sessão, o conselheiro-presidente pediu que algumas pessoas resumissem em uma palavra a mensagem do filme. Aos poucos, os verbetes se ramificaram em uma árvore com os seguintes valores: motivação, planejamento, possibilidade, equipe, resiliência, perseverança, inspiração, inteligência, determinação, possibilidade, sonho, amor e sucesso. Citando como exemplo a sua própria história de vida, o presidente Inaldo Araújo destacou que, na história de qualquer indivíduo, o sucesso se constrói a partir desses valores.