publicoLABTCs1O superintendente de Controle Externo do TCE/BA, José Raimundo Bastos Aguiar, foi o mediador do painel realizado na tarde de quarta-feira (14.05), no 3º LabTCs, que ocorre no Hotel Wyndham São Paulo/SP. O painel, que teve como tema Metodologia de Auditoria, Auditoria Financeira e Operacional, contou com as apresentações dos palestrantes Gustavo Ripper, coordenador de Controle Externo da Coordenadoria I da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo; Ricardo Aki Lasmar de Alvarenga, auditor-chefe da Unidade de Auditoria Especializada em Defesa Nacional e Segurança Pública no TCE; Ubirá Sena Silva, auditor de Controle Externo da Controladoria de Obras, Patrimônio Público e Meio Ambiente do Estado do Pará, e Valdélia Vieira dos Santos Lena, auditora de Controle Externo da Secretaria de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Estado de Roraima.

Na avaliação de José Raimundo, o Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas, que agora chega a sua terceira edição, é um evento que sempre proporciona uma enriquecedora oportunidade de compartilhamento de novas tecnologias e metodologias de trabalho aplicadas e testadas nos Tribunais de Contas. “E o mais importante é que todo esse conhecimento produzido atende ao nosso principal propósito, que é o de encontrar formas para que os órgãos de controle consigam gerar cada vez mais valor para a sociedade. São apresentadas ações que foram destacadas pelo Marco de Medição do Tribunais de Contas por sua relevância para o controle e para o aprimoramento das políticas públicas”, disse o superintendente de Controle Externo do TCE/BA.

O evento também contou com a presença de representantes do TCE/BA, como o conselheiro-presidente, Marcus Presidio, conselheiro-corregedor Gildásio Penedo Filho e o diretor do Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologia para Auditoria, Edmilson Galiza.

RepresentantesTCE BALABTCsSOBRE O LabTCs

O Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas é dedicado à troca de conhecimentos e ao fortalecimento do controle externo no Brasil. Nesta terceira edição, que acontece entre os dias 13 e 15 de maio, o evento reúne membros e servidores dos Tribunais de Contas, além de especialistas, para divulgar e incentivar a adoção de práticas bem-sucedidas identificadas pelo Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC). Através de apresentações, painéis e debates, o Laboratório promove a cooperação interinstitucional e a disseminação de soluções inovadoras para aprimorar a eficiência, a transparência e a modernização da gestão pública.