2019 03 SessaoPlenaria12 portalComo ação integrante do Programa de Desenvolvimento e Sustentabilidade dos Tribunais de Contas do Estado da Bahia (TCEco), o TCE/BA firmou com a Coelba, nesta terça-feira (12.03), durante a sessão plenária no Tribunal, o Termo de Participação no Projeto de Eficientização em Prédios Públicos 2018/2019. Um dos benefícios será a substituição, sem qualquer ônus para a Corte de Contas, de todas as lâmpadas fluorescentes do edifício-sede do TCE/BA por lâmpadas LED (cerca de 3 mil), que corresponde a uma economia de até 50% no consumo de energia elétrica com a iluminação nas instalações do edifício Conselheiro Joaquim Batista Neves. 

Na oportunidade, o presidente da Corte de Contas, Gildásio Penedo Filho, destacou a importância do programa de sustentabilidade, que promove ações em favor do uso racional dos recursos no ambiente de trabalho com vistas à economicidade e à preservação do meio ambiente.

Dentre as obrigações previstas no termo, caberá à Coelba a doação, ao TCE/BA, de equipamentos novos, preferencialmente, com o Selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) ou de maior classificação pela avaliação do Inmetro. Uma das cláusulas do Termo salienta ainda que todas as despesas referentes à aquisição dos novos equipamentos, bem como a remoção e descarte de materiais obsoletos, serão realizadas pela Coelba através de recursos oriundos do Programa de Eficiência Energética (PEE).