fotompRepresentantes do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) participaram, nesta quarta-feira (8.08), do Seminário de Controle, Transparência na Gestão Pública e Acesso à Informação, evento organizado pela União das Controladorias Internas do Estado da Bahia (UCIB) e realizado na sede do Ministério Público Estadual. O secretário-geral do TCE/BA, Luciano Chaves Farias, representando o presidente da Corte de Contas, Gildásio Penedo Filho, e a assessora Cristina Moura, representando a diretora-adjunta da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), Denilze Alencar Sacramento, compuseram a mesa do evento juntamente com outras autoridades.

Na abertura oficial do seminário, Luciano Chaves destacou a relevância da temática escolhida e manifestou o entusiasmo do TCE/BA em participar de eventos que visam à capacitação de servidores públicos. O secretário-geral enfatizou ainda a importância de se debater a nova Lei Federal n.º 13.460/2017, que entrou em vigência no final de mês de junho deste ano. De igual modo, realçou a questão da transparência e sua fundamental função de viabilizar o controle da Administração Pública, relatando alguns entendimentos do Tribunal de Contas sobre a matéria.

Compuseram ainda a mesa de abertura o presidente da Ucib, Vítor Hugo Almeida, o secretário-geral do MP/BA, o promotor Paulo Gomes; o substituto de conselheiro Ronaldo Santana, representando o TCM/BA; o coordenador Adelmo Guimarães, representando a Escola de Contas do TCM/BA; o Auditor Marcus Vinícius, representando o TCU; Ronaldo Machado, chefe da Controladoria Geral da União na Bahia; Luís Augusto Peixoto, auditor-geral do Estado, e Antônio Carlos Silva, Presidente do Conselho Regional de Contabilidade na Bahia.