IMG 20211008 WA0015Para marcar o Dia Nacional de Combate à Obesidade, no dia 11 de outubro, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), por meio do Programa Saúde e Bem-Estar do Serviço Social (Seras), alerta os servidores que a prevenção da obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada.

Considerando a obesidade na sua complexidade, esta doença ainda é encarada apenas como um desequilíbrio entre o excesso de alimentação e o gasto energético. Além disso há uma falta de preparo por parte de profissionais, inclusive da saúde, que, ainda com certo preconceito, vêem a doença de forma simplista, deixando de acolher o paciente como deveriam.

Estudos já vêm demonstrando que dietas restritivas não funcionam. Dietas milagrosas não trazem benefícios consistentes e duradouros, porque focam apenas no peso corporal. Isso só faz aumentar o nível de estresse e, posteriormente, há a frustração, uma vez que o peso ideal pode ser alcançado por um período curto, porém não é sustentado.

O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos com fritura e açúcar refletem no aumento de pessoas obesas, em todas as faixas etárias.

Portanto, o foco deve ser, em primeiro lugar, na saúde e a redução do peso corporal uma consequência, mesmo porque muitas vezes outras questões clínicas são prioritárias. Uma mudança no comportamento alimentar e no estilo de vida são imprescindíveis para o sucesso do tratamento, e para que isso ocorra, primeiramente, a pessoa deve querer, ela precisa se conscientizar e escolher o tratamento.

Lembre-se sempre: Não existe mágica e nem receita! Para manter o peso dentro dos valores desejáveis a melhor opção é ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas regularmente.