IMG 6487O Pleno do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) celebrou, na tarde desta terça-feira (16.07), os dois anos da Resolução 82/2017, que instituiu o Projeto Educação é da Nossa Conta, destinado a acompanhar e promover ações em favor do desenvolvimento do setor educacional. O projeto é coordenado pelo Gabinete da conselheira Carolina Matos Alves Costa, e o TCE/BA é uma das únicas Cortes de Contas do País a desenvolver um trabalho voltado para o acompanhamento e desenvolvimento da educação, destacando-se, ainda, pelo fato de contar com uma Coordenadoria de Controle Externo (CCE) com atividades especialmente destinadas a auditar as iniciativas governamentais em diversas vertentes do setor.

IMG 6444Realizada durante a sessão ordinária do Plenário, a comemoração foi marcada pela apresentação das ações desenvolvidas pela 5ª CCE em relação às atividades do Governo do Estado no âmbito da educação e pela exibição de um filme que mostrou imagens de eventos, como simpósios, seminários, audiências públicas, reuniões técnicas, cursos e palestras realizados na Bahia e em outros estados da Federação com a participação de servidores do TCE/BA para a promoção e aperfeiçoamento do Projeto Educação é da Nossa Conta. Na abertura da celebração, a conselheira Carolina Costa agradeceu o empenho de todos os servidores e dos conselheiros do Tribunal para a consolidação do Projeto, fazendo questão de destacar a importância do papel desempenhado pela equipe de auditores, pelo coordenador da 5ª CCE, José Luis Galvão Bonfim, e pela coordenadora do seu Gabinete, Maria Aparecida Silva de Menezes, no esforço diário em favor do Educação é da Nossa Conta.

IMG 6474O auditor José Luis Galvão Bonfim fez uma apresentação sucinta das atividades das equipes de auditoria da 5ª CCE no acompanhamento, fiscalização e cobrança das metas e estratégias da administração estadual para a Educação na Bahia. Ele destacou diversos programas e ações realizados no âmbito da Secretaria da Educação do Estado (SEC) em itens como o Plano Estadual de Educação, Manutenção e Desenvolvimento do Ensino, Administração Direta da SEC, Coordenação de Infraestrutura da Rede Física, Núcleos Territoriais de Educação e Universidades Estaduais. E assegurou que, ante a importância do Projeto e do setor, a Coordenadoria passará a ter quatro gerências voltadas para o acompanhamento e fiscalização do segmento.

Além de agradecer o trabalho desenvolvido pela conselheira Carolina Costa na coordenação do Projeto Educação é da Nossa Conta, agradecimento que estendeu a todos os servidores do Gabinete da conselheira e também da 5ª CCE, o presidente do TCE/BA, conselheiro Gildásio Penedo Filho, fez questão de salientar a importância do esforço para a melhoria da educação, “de modo que se possa proporcionar à Bahia os necessários avanços nos índices do setor”. Ao final da sessão plenária, vários conselheiros parabenizaram o trabalho desenvolvido pelo Projeto Educação e a conselheira Carolina Costa pela iniciativa e coordenação dos trabalhos.