navarroO Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) conquistou o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal (2021/2022), em solenidade realizada na noite de terça-feira (29.11), na Embaixada de Portugal, em Brasília. O TCE/BA recebeu o prêmio máximo na categoria Tecnologia, com o trabalho Jogo Digital Você Gestor - A Rede da Cidadania.

O prêmio foi entregue ao assessor de comunicação do TCE/BA, Marcos Navarro, pelo representante da Samambaia Filantropias, Francisco Gaetani. Ao receber o prêmio, Navarro agradeceu o empenho e a colaboração de todos os servidores do TCE/BA que participaram da construção do jogo.

"É o reconhecimento pelo grande trabalho de equipe realizado pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia, que vem desenvolvendo uma série de ações visando à educação fiscal. Agradeço a todos os que colaboraram e espero que, em breve, o jogo esteja nas escolas públicas e cada vez mais pessoas possam jogá-lo em suas formas física e digital", disse o assessor.

Para o conselheiro-presidente do TCE/BA, Marcus Presidio, a premiação é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Tribunal, além de um estímulo para a nossa Casa de Contas e Controle. "Comemoramos essa premiação com muita alegria e por isso congratulo todos os que colaboraram para a concretização do jogo Você Gestor, especialmente Marcos Navarro, que teve a iniciativa e coordenou todos os esforços. É um prêmio muito representativo, pois estamos sempre em busca de meios para promover o controle social e esse projeto é um exemplo de sucesso que reforça as nossas energias para seguirmos trabalhando em prol desse objetivo de maior integração da cidadania na atividade de controle", destacou.

Segundo a conselheira Carolina Matos, o Jogo de Tabuleiro "Você Gestor", planejado no bojo das atividades do Projeto Educação é da Nossa Conta, é uma ferramenta de grande valia para o exercício do controle social das ações da política pública educacional, e, portanto, útil para toda a sociedade. "Eu e nosso Tribunal de Contas nos sentimos extremamente orgulhosos com os resultados positivos que o jogo de tabuleiro Você Gestor vem alcançando. Iniciativa planejada no bojo das atividades do Projeto Educação é da Nossa Conta, esta é uma ferramenta de grande valia para o exercício do controle social das ações da política pública educacional, e, portanto, útil para toda a sociedade. De fato, embora inicialmente a proposta tivesse como foco os estudantes das escolas públicas, hoje verificamos que esta vem obtendo reconhecimento suficiente para atrair a demanda de outros públicos interessados no uso dos recursos públicos e nas atribuições das Cortes de Contas na fiscalização desses recursos. Agradeço à Assessoria de Comunicação dessa Casa e a seus aguerridos servidores pela acolhida do Projeto e pelo brilhantismo da proposta”, disse.

DEPOIMENTOS

"Vi o jogo Você Gestor nascer, fruto da visão de Ana Luiza, filha do nosso Navarro, uma criança que simplesmente teve a sensibilidade de olhar com outros olhos. Eu tive o prazer de acompanhar seu desenvolvimento no projeto piloto, que começou com meus alunos do Curso de Contabilidade na UNEB. O que posso dizer é que o TCE está de parabéns ao tirar do papel uma ideia tão rica e concretizá-la por meio da educação fiscal. Um prêmio muito merecido e motivo de orgulho para esta Casa, pelo empenho de todos os que participaram do projeto".
Inaldo da Paixão Santos Araújo – Conselheiro-diretor da ECPL, incentivador da ideia original do jogo e responsável pela aplicação do projeto piloto do Você Gestor na Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

"O jogo de tabuleiro 'Você Gestor', contextualizado na área do que atualmente se chama de gamificação, configura-se em um interessante instrumento lúdico para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o conhecimento geral dos partícipes. Neste caso específico, o jogo visa contribuir no aprendizado de gestores e no fomento da cidadania ativa, fundamental para o desenvolvimento do controle social. Creio que esses objetivos, somados ao potencial engajamento e despertar da curiosidade dos usuários, repercutiram positivamente na avaliação dos jurados do Prêmio Nacional de Educação Fiscal (2021/2022), que reconheceram a importância e potencialidade desse projeto. Parabéns à Ascom! Parabéns ao TCE/BA!”
Luciano Chaves – Secretário-geral do TCE/BA, responsável pelo desenvolvimento do Quiz do Você Gestor e pela aplicação do jogo na Universidade Bahiana de Direito.