índiceCom o objetivo de reforçar a cooperação técnica entre as duas instituições, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), conselheiro Marcus Presidio, recebeu, nesta segunda-feira (06.03), a visita do superintendente estadual da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Isaac Figueira Miranda. O propósito dos dois dirigentes é aprofundar a cooperação que foi estabelecida por meio de convênio firmado em 2019, cujo objetivo é o intercâmbio de informações, conhecimentos e bases de dados, visando ao aprimoramento de suas atividades

Logo após a reunião, o presidente do TCE/BA, Marcus Presidio, afirmou que a pretensão é avançar nas bases do convênio já existente com a Abin com o objetivo de melhorar o nível de capacitação do núcleo de inteligência da Corte de Contas. “A ajuda da Abin será importante para que as informações sejam melhor tratadas e aprofundadas no âmbito das nossas auditorias, de modo que o nosso corpo técnico possa realizar melhor o seu trabalho”, declarou o conselheiro-presidente, acrescentando que uma das contrapartidas será capacitar os técnicos da Abin no uso do Sistema de Observação de Contas Públicas (Mirante), programa criado pelo TCE/BA que tem qualidade reconhecida para a fiscalização.

trioPara o superintendente estadual da Abin, Isaac Figueira Miranda, o bom relacionamento e a troca de informações com o TCE/BA é da maior importância, daí o interesse em retomar e aprofundar a proposta do convênio. E acrescentou: “O propósito é programar ações, como a realização de treinamento para estruturação do Núcleo de Inteligência do TCE, além da troca de informações naquilo que for do interesse do Tribunal e apoio para a capacitação do pessoal da Abin”. Ele ainda observou que são dois órgãos públicos que estão se ajudando para o bem da sociedade “e são instituições que desenvolvem atividades do maior interesse para os cidadãos, como é o caso da inteligência estratégica e do controle. Essa cooperação, cada um com sua expertise, apenas contribui para o bem comum de nosso País”.

Da reunião, realizada no Gabinete da Presidente do TCE/BA, participaram também o superintendente técnico do TCE/BA, José Raimundo Bastos de Aguiar; o diretor do Cedasc, Edmilson Galiza, o assessor militar da Corte de Contas, coronel Anildo Rocha, e os auditores de contas públicas Augusto Gonçalves de Sousa e José Luiz Galvão Bonfim, integrantes do Núcleo de Inteligência do Tribunal.