mesa copyO controle dos recursos destinados à Educação Pública é o tema central do IV Seminário Nacional Educação é da Nossa Conta, que teve início na tarde desta terça-feira (30.08), no auditório Conselheiro Laphayette Pondé, no Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA). O evento contou com a participação de estudantes, professores, gestores em educação, representantes do governo e de órgãos de controle de vários estados do Brasil. O objetivo principal do Seminário é apresentar os trabalhos realizados pelo TCE/BA e TCM/BA para aprimorar seus instrumentos de atuação. O encontro se estende até o final da tarde desta quarta-feira (31.08) com uma vasta programação que inclui o compartilhamento de iniciativas, estudos, projetos e intervenções artísticas em torno da Educação.

marcus presidioAo fazer a abertura oficial do evento, o presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio, enalteceu o trabalho realizado pela conselheira Carolina Costa, coordenadora do Projeto Educação é da Nossa Conta, ressaltando o empenho e a dedicação em prol da melhoria da educação pública. “A conselheira Carolina Costa e sua equipe de assessores vêm fazendo um grande trabalho com este projeto. Agradeço aos servidores dos Tribunais de Contas, aos abnegados educadores e a todas as pessoas que fazem da educação uma missão. Agradeço especialmente ao Instituto Rui Barbosa (IRB), na pessoa do conselheiro Inaldo Araújo, que neste momento representa o presidente Edilberto Pontes. Somente com a comunhão do incansável esforço de todos, pessoas e instituições, será possível alcançar êxito para superar as adversidades e fazer com que a educação seja o catalisador do desenvolvimento do nosso país”, disse Marcus Presidio.

plinio tcmEm seu discurso, o presidente do TCM/BA, conselheiro Plínio Carneiro Filho, ressaltou que o evento se traduz em um valioso fórum para o intercâmbio entre as Cortes de Contas. “Este é um ambiente importante para o compartilhamento de experiências. Aproveito para destacar a realização de auditorias sobre as condições de infraestrutura das escolas municipais, a execução, coordenada pela Atricon, do estudo de formação e seleção de diretores de escolas, a parceria com a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação visando ao fortalecimento do controle social em educação. Temos consciência de que a educação se constitui numa das dimensões mais impactantes das políticas públicas, capaz de superar as desigualdades e a exclusão, vencer a pobreza e garantir a dignidade humana, objetivos maiores da ordem constitucional republicana”, disse o presidente do TCM/BA.

liderancasParticiparam ainda da mesa diretiva do evento o secretário da Educação do Estado da Bahia, Danilo de Melo Souza; a deputada Fabíola Mansur, presidente da comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia, representando o presidente da Alba, Adolfo Menezes; o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação, promotor de justiça Adalvo Nunes Dourado Júnior, representando a Procuradora-Geral de Justiça do Estado da Bahia, Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti; o conselheiro Luiz Antonio Chrispim Guaraná, diretor de Relações Político-Institucionais da Atricon e presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, representando a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil; o conselheiro do TCE/BA, Inaldo da Paixão Santos Araújo, vice-presidente de Auditoria e Presidente do Comitê Técnico de Auditoria do Setor Público do Instituto Rui Barbosa (IRB), representando o presidente do IRB, conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima; o procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado da Bahia junto ao TCE Bahia, Antônio Tarciso Souza de Carvalho; a procuradora-geral do Ministério Público de Contas do Estado da Bahia junto ao TCM Bahia, Camila Vasquez; o prefeito de Jequié e Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá; o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado da Bahia (UNDIME), Raimundo Pereira Gonçalves Filho; e o
presidente da União dos Estudantes da Bahia (UEB), Pedro Lucas Ferreira, representando a Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz.