DSCN5135 1O intercâmbio de conhecimentos e ideias é de fundamental importância para que o sistema Tribunais de Contas cumpram a sua função social. Essa foi a tônica da reunião realizada na tarde de quarta-feira (16.03) entre representantes dos Tribunais de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e do Município de São Paulo. Em visita técnica à Corte de Contas paulista, o assessor de comunicação do TCE/BA, Marcos Navarro, foi recebido pelo coordenador da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales, Valmir Leôncio da Silva, pela coordenadora de Cursos de Curta Duração, Adriana Manolio, e pelo assessor jurídico Richard Florido.

Dentre as pautas tratadas na reunião, houve destaque para os projetos do TCE/BA visando à aproximação com a sociedade, como o TCE em Campo, a Caravana da Ouvidoria e o Ouvidoria vai à Escola. O auditor e professor Valmir Leôncio elogiou os projetos da Corte de Contas baiana e também deu ênfase aos principais programas da Escola de Contas do TCM/SP, a exemplo das palestras itinerantes direcionadas a servidores das subprefeituras e dos programas de visitas às escolas e no próprio TCM/SP, que tem como público-alvo estudantes do ensino médio e das universidades.

Na avaliação do coordenador Valmir Leôncio, os TCs vivem um momento de aproximação com os cidadãos e, neste contexto, é de grande relevância a qualificação dos servidores e gestores públicos para oferecer o melhor produto à sociedade. “O principal objetivo da administração pública é agir com transparência. E isso se dá não apenas por meio dos instrumentos de transparência como balanço patrimonial e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Se o servidor público domina o conhecimento, ele prestará um melhor serviço à sociedade, com economia e eficiência, e, por sua vez, os cidadãos poderão cobrar mais das instituições”, enfatizou Valmir Leôncio.


Na oportunidade, foi apresentada à equipe da Escola de Contas paulista a revista em quadrinhos Você no Controle. A coordenadora de Cursos de Curta Duração, Adriana Manolio, elogiou o conteúdo e a qualidade gráfica do material, ressaltando a adequação de linguagem como fator determinante para um diálogo mais direto com a sociedade. “Nós queremos que a sociedade conheça não somente o trabalho da Escola de Contas, mas também o trabalho do Tribunal. Fiquei muito surpresa em saber que o TCE/BA tem boas experiências no controle social. A revista em quadrinhos é um material de excelência. Isso prova que vocês estão se aproximando da sociedade com uma linguagem que o público consegue entender. Essa é uma das funções dos Tribunais”, disse a coordenadora.

No término da reunião, o auditor Valmir Leôncio ofereceu dois livros à biblioteca do TCE/BA: O Guia Municipal de Administração Pública, lançado por ele em co-autoria com a equipe de professores da Escola de Contas do TCM/SP, e Administração Gerencial – Uma revolução na área pública, do qual também é co-autor.

DSCN5136 2

DSCN5158 1