índice copyEm cumprimento ao objetivo estratégico de promover o intercâmbio de conhecimentos entre o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e o mundo acadêmico, além de prestar orientação aos gestores públicos, o presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio, recebeu, na manhã de segunda-feira (13.06), a visita técnica da reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Adriana Marmori.

A reunião contou ainda com as presenças do diretor da ECPL, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que é professor da Uneb; do diretor do Departamento de Ciências Humanas Campus 1 (DCH1), professor Flávio Dias dos Santos Corrêa; da Auditora de Controle Interno (AUCONTI), professora Kátia Cilene Lopes de Souza Albuquerque, e da coordenadora do Colegiado de Ciências Contábeis, professora Naira Souza Moura.

Durante o encontro, o conselheiro-presidente deu ênfase ao grande avanço vivenciado pela Casa de Contas e Controle da Bahia, não apenas na orientação aos administradores públicos, mas também na promoção de cursos de relevância para a gestão estadual. “Temos investido nessa prática de aproximação entre o TCE/BA com os gestores públicos, sobretudo no sentido pedagógico, de orientação e capacitação. Como exemplo podemos citar o curso da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, que está ocorrendo hoje (13.06). Sejam muito bem-vindos e contem sempre com o TCE/BA para o desenvolvimento da gestão pública”, disse Marcus Presidio.

2Em sua participação, a reitora da Uneb, Adriana Marmori, reconheceu que a orientação dos órgãos de controle é de extrema importância para que se garanta a boa governança nas instituições. E ainda propôs que o TCE/BA ministre o curso sobre a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos para os gestores da Uneb, ao que o presidente Marcus Presidio colocou-se prontamente à disposição. “É muito importante a aproximação com os órgãos de controle porque, afinal de contas, somos nós que estamos à frente, assinando contratos e convênios. Essa relação é muito necessária porque se trata de uma universidade imensa como a Uneb, com 24 campi, 143 cursos de graduação e 26 programas de graduação. É uma relação boa para os dois lados: tanto pelo espaço do conhecimento quanto pelo universo do controle, que faz com que evitemos a exposição a riscos na gestão. E ainda mais, a parceria também vai colaborar para os processos formativos do TCE/BA e de outras instituições do estado”, disse a reitora da Uneb.

Para o conselheiro Inaldo Araújo, o encontro de conhecimentos resultante da aproximação entre o TCE/BA e a Uneb é uma oportunidade ímpar para o aperfeiçoamento da gestão pública e da Corte de Contas baiana. “É com muita satisfação que recebemos hoje a magnífica reitora da Uneb, que traz, juntamente com nossos colegas da academia, uma proposta para o aperfeiçoamento da capacitacão. Como o TCE/BA é uma das instituições que mais valorizam a capacitação, essa parceria com a Uneb, esta universidade multicampi, que abrange todo o estado, com certeza será muito exitosa”, disse o diretor da ECPL.

No encerramento da reunião, o conselheiro-presidente presenteou a reitora da Uneb com o livro “A Cidade do Salvador”, de autoria do publicitário Nelson Varon Cadena, que reúne fotos históricas da primeira capital do Brasil.