O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) deu um grande passo na direção do aperfeiçoamento da gestão de pessoas ao assinar, nesta quarta-feira (4.05), contrato com a empresa Deloitte Touche Tohmatsu Consultores Ltda. Em reunião realizada no gabinete da Presidência, o conselheiro-presidente, Inaldo da Paixão Santos Araújo, assinou o documento juntamente com o sócio da Deloitte, Ricardo Santos Teixeira.
Com duração de 19 meses, o contrato objetiva proceder à definição das Políticas e Diretrizes de Gestão de Pessoas, à elaboração do Modelo de Gestão de Pessoas e à descrição de Subsistemas de gestão de pessoas, além de promover a transferência de conhecimentos mediante capacitação de servidores do Tribunal. A contratação decorreu de Seleção Baseada na Qualidade e no Custo (SBQC), na qual oito organizações manifestaram interesse e cinco apresentaram propostas. A seleção está inserida no âmbito do Programa com Enfoque Setorial Amplo das Áreas de Saúde e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (SWAP Bahia), financiado com recursos do Banco Mundial.
O presidente Inaldo Araújo destacou que três conselheiros aposentados do TCE/BA sempre foram entusiastas do projeto relativo à gestão de pessoas: Adhemar Bento Gomes, Manoel Castro e Zilton Rocha. O conselheiro-presidente avalia o contrato como mais um instrumento de capacitação do corpo técnico do TCE/BA. “O Tribunal tem um corpo técnico extremamente qualificado, mas às vezes a própria instituição desconhece o perfil desses profissionais. Graças ao trabalho conjunto dos servidores José Raimundo Bastos de Aguiar, Simone Barbosa Costa, Paulo Henrique Nunes Neves da Rocha, Henrique Pereira Santos Filho e Roberto de Freitas Tenório de Albuquerque, conseguimos viabilizar essa operação de crédito. Esperamos que o serviço de consultoria da Deloitte Touche contribua com o TCE/BA para que a sociedade perceba a efetividade dos nossos serviços na construção de uma instituição cada vez mais valorizada e reconhecida”, disse o conselheiro-presidente.
Na opinião do superintendente técnico do TCE/BA, José Raimundo, há uma grande expectativa em relação aos produtos resultantes dos trabalhos da consultoria para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Organizacional do TCE. “O Plano compreenderá, essencialmente, a definição das Políticas, Diretrizes e o Modelo de Gestão de Pessoas. Não podemos perder de vista, entretanto, que os resultados esperados não se resumam apenas aos produtos oferecidos pela consultoria. O mais importante é o aprimoramento da cultura organizacional, que resultará do desenvolvimento dos trabalhos e da participação de todos os servidores", enfatizou o superintendente da Sutec.
Participaram ainda da reunião o gerente de Recursos Humanos, Rusdelon Franco Lima; a consultora sênior da Delloit, Paula Magalhães Grael, e a gerente de consultoria Ana Carolina Menezes.
DEPOIMENTOS
“Sou otimista com relação a este trabalho de consultoria no Tribunal. O maior valor que temos são as pessoas e a busca pela qualificação profissional. Talvez não cheguemos ao cenário ideal, mas tenho certeza de que alguma coisa vai mudar com este trabalho de consultoria. No momento em que provocamos as pessoas, automaticamente estamos mudando a instituição”.
Simone Barbosa Costa.
“Eu tenho esperança em relação a este projeto. Este é um legado que a nossa geração, aqui no Tribunal, deixou para as pessoas que chegarão. Fico muito satisfeito em participar desse trabalho. Sempre entendi que o Tribunal deveria dar esta guinada no quesito gestão de pessoas”.
Henrique Pereira Santos Filho.
“A minha expectativa em relação a esse trabalho é esperançosa por três motivos: a expertise dos contratados, pela equipe que do grupo envolvido no projeto e pelo apoio que será dado pela área diretora da Casa. De nada adiantará conceber modelos muito bonitos se não tivermos o apoio de um patrono comprometido. Tenho certeza de que o presidente Inaldo Araújo é muito sensível a isso e creio que os demais conselheiros também o acompanham nesse sentido. Estou apostando todas as fichas neste trabalho”.
Paulo Henrique Nunes Neves da Rocha.
“Eu me sinto muito confortável e feliz em participar da assinatura desse contrato. A minha história no Tribunal foi praticamente toda no RH. Eu sempre idealizei e lutei por mudanças no modelo de gestão de pessoas e agora vejo o Tribunal avançar nesse aspecto”.
Rusdelon Franco Lima.
“O propósito desse trabalho é trazer para o TCE/BA as práticas de mercado para que o Tribunal alavanque o processo de gestão de pessoas, tornando-o mais moderno e identificando competência. O trabalho avaliará ainda a questão da remuneração e a identificação de performances”.
Ricardo Santos Teixeira.