ernestoA Associação Bahiana de Imprensa (ABI) comemorou, nesta quinta-feira (17.08), 93 anos de fundação, com evento realizado em sua sede, na Rua Guedes Brito, Centro Histórico de Salvador. O encontro reuniu diversos profissionais de imprensa, diretores de veículos de comunicação, representantes da Faculdade de Comunicação da Ufba, da Secretaria de Comunicação do Estado, além de autoridades da Justiça e do governo. A solenidade foi aberta oficialmente pela vice-presidente e pelo presidente da ABI, respectivamente, os jornalistas Sueli Temporal e Ernesto Marques. Na oportunidade, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), conselheiro Marcus Presidio, também prestigiou o evento, destacando o importante papel da imprensa no sentido de promover a transparência e divulgar, para a sociedade, o trabalho das instituições de controle.

Em seu discurso de homenagem à ABI, o jornalista Ernesto Marques prestou uma grande homenagem a todos os profissionais que, nesses 93 anos, atuaram na Associação, cuja trajetória é marcada pela constante luta em prol da liberdade de imprensa e pela democracia. “Faço aqui uma reverência especial à ação de 73 colegas jornalistas liderados por Thales de Freitas, que conseguiu a proeza de convidar, há 93 anos, esses profissionais para criar a ABI. Ao longo desses 93 anos de funcionamento ininterrupto, a ABI foi a entidade representante da comunicação baiana. E hoje está cada vez mais antenada com o mundo, consolidando-se também como entidade de cultura, que guarda a memória da imprensa na Bahia. Também é um espaço ativo de discussões e pesquisa, que atende às universidades, sem perder os seus princípios fundantes, que estão no compromisso de lutar pelas liberdades democráticas e pelo direito à informação”.

marcus presidioO presidente da ABI fez ainda uma reverência ao jornalista Fernando Presidio, pai do presidente do TCE/BA, Marcus Presidio, citando a sua participação na história da Associação Bahiana de Imprensa. Para o conselheiro-presidente, o aniversário de 93 anos da ABI deve sempre trazer a lembrança do papel da comunicação como um dos intrumentos para o fortalecimento da democracia. “Sou um defensor da liberdade de imprensa. É por meio dela que nós construímos e mantemos a democracia. Para os órgãos de controle, a imprensa é um vetor de credibilidade para que informemos a sociedade sobre o trabalho que executamos. É com grande satisfação que represento, neste evento, o Tribunal de Contas do Estado, que no próximo dia 21 estará completando 108 anos. Ou seja, dos 108 anos do TCE/BA, a ABI tem uma história paralela de 93 anos. E nesse sentido, estamos trabalhando sempre com o foco no interesse público, divulgando, na imprensa, as informações que promovam a transparência e o aperfeiçoamento da gestão”, concluiu Marcus Presidio.

O evento de celebração pelos 93 anos da ABI contou ainda com as presenças do diretor-presidente da Tribuna da Bahia, Walter Pinheiro; do procurador-geral de Justiça, Márcio José Cordeiro Fahel, representando a chefe do MP/BA, procuradora Norma Angélica, do vice-diretor da Faculdade de Comunicação da Ufba, Washington Souza Filho, do publicitário Nelson Varón Cadena e do jornalista e agitador cultural Clarindo Silva.