Servidores do TCE participam de dinâmica e sentem na pele a realidade vivida por alguém que não enxerga Um dia depois do Seminário de Acessibilidade, que teve como foco principal qualificar o corpo técnico em relação à Lei Brasileira de Inclusão de Pessoas com Deficiência (LBI – Lei 13.146/15), o presidente da Comissão de Acessibilidade do TCE/ES, João Estevão Silveira Filho, se reuniu na sexta-feira (12.08), na sala de treinamento da ECPL, com um grupo de trabalho do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), para iniciar as ações que pretendem instaurar a comissão de acessibilidade da Corte de Contas baiana.

Com a intenção de orientar e preparar os servidores do TCE/BA, João Estevão apresentou o projeto “Cidade mais acessível”, que visa sensibilizar e instrumentalizar pessoas para que sejam desenvolvidas ações concretas em prol da acessibilidade. O projeto oferece ferramentas para a criação, aplicação e avaliação de políticas na área, com foco na eliminação de barreiras físicas e comportamentais.

Durante a reunião, o presidente da comissão do TCE/ES aplicou um exercício para que os participantes sentissem na pele a realidade vivida por alguém que não enxerga (foto). Para o palestrante, essa dinâmica conscientiza as pessoas de uma maneira mais profunda. "Ao sair de olhos vendados, eles vivenciaram, mesmo que só por alguns minutos, os desafios e dificuldades enfrentadas por alguns colegas deficientes. Foi como uma imersão no mundo de quem tem uma deficiência ou mobilidade reduzida", explicou.