portal CampanhaCoronavirusO Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aderiu à campanha de prevenção contra o coronavírus (COVID 19) com o objetivo de prevenir e orientar os servidores, evitando a contaminação. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já declarou pandemia em função da presença do coronavírus no mundo. Nesse sentido, o presidente do TCE/BA, Gildásio Penedo Filho, baixou o Ato nº 36, de 12/03/2020, dispondo "sobre a obrigatoriedade de comunicação dos servidores e membros do TCE/BA, que realizaram viagem ao exterior e/ou tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados pelo Novo Coronavírus/COVID-19 e dá outras providências".

São 118 mil pessoas infectadas em 114 países, com pelo menos 4,2 mil mortos. No Brasil, o Ministério da Saúde constatou 77 casos da doença. Já são nove estados com casos confirmados. O maior número ocorre em São Paulo, com 42 registros. Em seguida, estão Rio de Janeiro (16), Paraná (6), Rio Grande do Sul (4), Bahia (2), Minas Gerais (1), Pernambuco (2), Espírito Santo (1), Alagoas (1) e Distrito Federal (2).

 

O QUE É O CORONA VÍRUS?

É uma família de vírus que podem infectar animais e seres humanos e causar doenças respiratórias que variam de resfriados comuns até a SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave). O nome do vírus se origina dos picos de suas membranas, que lembram uma coroa.

QUAIS OS SINTOMAS?

Os sintomas mais comuns do coronavírus são febre, cansaço e tosse seca. Algumas pessoas apresentam dores no corpo, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou diarreia. Uma em cada seis pessoas desenvolve dificuldade para respirar. Outras não desenvolvem sintoma nenhum, segundo a OMS.

COMO SE PREVENIR?

1. Higienize as mãos com água e sabão. Álcool gel também pode ser utilizado.

2. Evite compartilhar copos, talheres, pratos e garrafas.

3. Mantenha os ambientes sempre bem ventilados.

4. Evite coçar ou colocar as mãos nos olhos, nariz e boca.

5. Ao tossir ou espirrar, cubra os olhos e o nariz com o braço ou lenço descartável.

6. Se estiver com gripe ou resfriado, utilize máscaras quando for a locais fechados, com grande aglomeração de pessoas.