2022 11 23 SumariosTecnicos portalA Superintendência Técnica (Sutec) do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) lançou, na Sessão Plenária de terça-feira (22.11), dois Sumários Executivos de auditorias realizadas pela 1ª Coordenadoria de Controle Externo, com os seguintes títulos: Procedimentos de Fiscalização de Barragens do Estado da Bahia e Compensação Tarifária do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.

Na auditoria referente aos Procedimentos de Fiscalização de Barragens do Estado da Bahia, foram avaliados aspectos operacionais na fiscalização da segurança das barragens sob a responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA). Quanto à auditoria sobre a Compensação Tarifária do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, o objetivo foi avaliar o modelo de operação adotado em decorrência do Contrato de Concessão, celebrado entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano - SEDUR e a CCR Metrô, especialmente no que concerne à segregação das tarifas públicas e de integração.

Para o Superintendente Técnico José Raimundo Bastos de Aguiar, os sumários de algumas auditorias que o TCE lança anualmente são instrumentos importantes para o controle social, uma vez que explicitam o resultado do nosso trabalho para a sociedade e para as organizações civis que exercem atividades de controle, evidenciando que nossa atuação está voltada para a verificação de políticas de governo que repercutem no dia a dia das pessoas. “Além disso, os Sumários servem para nortear a atuação dos gestores públicos, sobretudo para aqueles que atuam na implementação das políticas governamentais. Com os Sumários, o TCE atua de forma proativa, pontuando o que precisa ser aprimorado e mostrando os melhores caminhos, com um trabalho de viés muito mais construtivo para o bem-estar social”, disse José Raimundo.

Para acessar a íntegra dos sumários, clique aqui


SOBRE AS AUDITORIAS OPERACIONAIS

Como parte de sua missão de exercer com efetividade o controle externo da gestão pública, em benefício da sociedade, o TCE/BA realiza auditorias em programas e ações executadas pelo governo estadual, com o propósito de avaliar a economicidade, a eficiência, a eficácia e a efetividade das políticas públicas, e a qualidade do gasto público e dos serviços prestados pelo poder público à sociedade.

Assim, visando disseminar, tanto na esfera governamental quanto na sociedade civil, conteúdos que sirvam de insumo para o aprimoramento das ações públicas, além de estimular o controle social, anualmente são selecionadas, para sumariar, auditorias consideradas mais relevantes, do ponto de vista das políticas públicas envolvidas e de seus impactos para a sociedade.