alunos portugues

Com o objetivo de ajudar os servidores a desenvolverem sua consciência linguístico-textual e orientá-los na construção de textos conforme as normas da redação oficial, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), por intermédio da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), promoveu, nos dias 11, 13 e 18 de abril, das 8h30 às 12h30, a Oficina de Redação, ministrada pelo professor Luciano Amaral Oliveira, doutor em letras e linguística pela Universidade Federal da Bahia.

Com carga horária de 12 horas, o professor promoveu uma reflexão acerca dos aspectos sintáticos e semânticos que permeiam a produção de textos e que contribuem para o processo de produção de sentidos por parte dos leitores. Ele provocou a reflexão dos servidores sobre elementos importantes para a produção textual relacionados à ortografia, às estruturas sintáticas e a fenômenos semânticos. Entre esses elementos, encontram-se os seguintes: ambiguidade, completude oracional, paralelismo sintático, paralelismo semântico, modificadores deslocados, fatores de textualidade e o novo Acordo Ortográfico.

De acordo com o professor, a capacitação visa à conscientização linguístico-textual dos participantes no que diz respeito à escrita. “O formato oficina foi escolhido para que os participantes possam ter não apenas informações relevantes sobre elementos de textualidade, gramática de texto e mecânica textual, mas também a oportunidade de escrever e de receber feedback sobre sua escrita. Com essa tomada de consciência, os participantes saberão quais seus pontos fortes e fracos, se houver, da sua competência redacional”, esclareceu.

Para o professor Luciano Amaral, o curso busca incentivar os alunos a adquirirem o gosto pela língua portuguesa. “Minha expectativa é que, ao final do curso, os participantes tenham mais consciência do que eles precisam melhorar em relação à escrita, e que possam ser capazes de realizar seus textos de uma maneira mais fluente”, concluiu.