ftAbrindo ainda mais espaço em sua agenda positiva na parceria com as instituições, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) recebeu a visita, nesta quarta-feira (15.06), de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério Público Estadual (MPE). O presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio, reuniu-se em seu gabinete com o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho, Luís Carneiro, com a procuradora do Trabalho Séfora Char e com o promotor de Justiça Edmundo Reis Silva Filho (MPE). Participou ainda do encontro o superintendente técnico do TCE/BA, José Raimundo Bastos de Aguiar.

Durante a reunião, o presidente Marcus Presidio esclareceu que a Casa de Contas e Controle da Bahia tem buscado uma aproximação contínua com os gestores públicos como forma de otimizar a sua agenda positiva, bem como de aperfeiçoar o controle externo e a administração pública. “O Tribunal de Contas tem buscado se aproximar cada vez mais da realidade do nosso estado. Temos investido em ações pedagógicas e orientadoras para que os gestores evitem falhas desde o início dos processos. A sanção é necessária, sim, para que se cumpra o rigor da lei, mas, antes de tudo, é preciso orientar os administradores públicos. E nesse aspecto, cada um deve colaborar com as suas atribuições, sempre preservando o interesse público. Nesse sentido, estou muito satisfeito em firmar esta parceria com o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Estadual”, ressaltou Marcus Presidio.

mesEm sua explanação, o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho, Luís Carneiro, enfatizou que a troca de informações entre as instituições é de grande relevância para que o TCE/BA, o MPT e o MPE possam contribuir com o aperfeiçoamento da gestão. “Este encontro é muito importante para que possamos construir soluções conjuntas. É mais uma porta que se abre para a ressignificação da dignidade do trabalhor. É sempre bom ver que há pessoas como nós, que estamos reunidos aqui para lutar e buscar soluções”, concluiu Luís Carneiro.

No final da reunião, os representantes das instituições se presentearam com publicações institucionais. O presidente do TCE/BA ofereceu aos visitantes o livro A Cidade da Bahia, do publicitário Nelson Varon Cadena, recebendo dois impressos: um livro sobre a história do MPT e a edição nº 65 do gibi MPT em Quadrinhos, que faz uma abordagem sobre a ressocialização de presos.