IMG 6294O estágio é um momento na formação em que estudantes têm a oportunidade de colocar em prática os fundamentos teóricos apreendidos e vivenciar o cotidiano da profissão pretendida. Com o objetivo de possibilitar que a experiência seja positiva e enriquecedora tanto para os estudantes quanto para o TCE/BA, a servidora da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), Olgacy Devay Torres de Freitas, recebeu, nos períodos da manhã e da tarde desta segunda-feira (15.07), na sala de treinamento da ECPL, os novos estagiários de nível superior, técnico e médio, selecionados por meio de processo seletivo realizado por uma empresa especializada. O objetivo principal do encontro foi explicar todo o funcionamento do estágio para os mais novos integrantes do programa de estágio.

A servidora da ECPL aproveitou a ambiência para promover uma integração entre os novos estagiários e os que já integram os quadros da Casa de Controle, permitindo que os mesmos colhessem as informações necessárias a partir da experiência dos colegas para desempenhar da melhor forma possível a atividade. "A partir dessa integração e da escuta dos depoimentos, eles terão um panorama real da atividade que será desempenhada. A ideia é municiá-los com todas as informações. Eles irão vislumbrar o todo da atuação do TCE. E irão entender como o trabalho deles irá impactar na atividade fim do Tribunal", revelou Olgacy.

Os estagiários passaram pela etapa de acolhimento, conheceram as áreas em que vão atuar e receberam informações sobre a estrutura organizacional do TCE/BA. Eles assistiram ainda ao vídeo institucional "O TCE mais perto de você" e receberam uma apostila com apresentação da Corte de Contas baiana, organograma e composição atual. O chefe de gabinete do Ministério Público de Contas (MPC), Mário dos Santos Silva, a ouvidora adjunta, Ana Patrícia Crisóstomo, a gerentre de Controle Processual, Clélia Oliveira e o superintendente técnico da Sutec, José Raimundo Bastos Aguiar, deram as boas-vindas aos recém-chegados e aproveitaram para falar sobre o papel do órgão que representam, além de dirimir algumas dúvidas sobre a atuação do TCE/BA.

IMG 6283O chefe de gabinete do MPC alertou os estudantes sobre a importância de executar sua tarefa com bastante atenção, buscando sempre o auxílio de pessoas mais experientes, com a intenção de não incorrer em erros. "Só transforma oportunidade em chance quem está preparado. Reflitam sobre isso. Procurem se inteirar sobre a Casa de Controle. Não se deixem acomodar. Participem de outras atividades, a exemplo do Casa Aberta. Temos casos de estagiários que aproveitaram a oportunidade e hoje estão bem colocados profissionalmente", concluiu.

Durante a explanação, a ouvidora adjunta, Ana Patrícia Crisóstomo, transmitiu a mensagem de que os cidadãos são essenciais para o exercício do controle social. Ela explicou o papel da Ouvidoria, que recebe denúncias e as encaminha para a Auditoria, responsável pela apuração. "Não tenham vergonha de perguntar. Aproveitem essa oportunidade para enriquecer a trajetória de vocês", instigou.

IMG 6262Já a titular da Gecon, Clélia Oliveira, explicou que o setor é responsável pela execução de todas as decisões da Primeira Câmara, da Segunda Câmara e do Tribunal Pleno, além de notificar os jurisdicionados e demais partes envolvidas nos processos que tramitam no TCE, além de realizar outras atividades essenciais para o controle de prazos.

O processo seletivo destinou-se ao provimento de 40 vagas para estudantes do ensino superior das seguintes áreas de formação: Administração, Arquitetura, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Direito, Economia, Engenharia Civil e Gestão Ambiental. E cadastro de reserva para Design Gráfico/ Publicidade e Jornalismo/Comunicação Social. São 38 vagas para estudantes do ensino médio, duas vagas para estudantes do curso técnico em saúde bucal e duas vagas para estudantes do curso de auxiliar em saúde bucal, bem como formação de Cadastro de Reserva.

zeraOs novos estagiários começarão a desenvolver suas atividades a partir deste mês. Os valores da bolsa de estágio são de R$660,00 para o nível superior e de R$350,00 para os níveis médio e tecnológico, além de ser fornecido o auxílio-transporte. As atividades de estágio no TCE/BA serão cumpridas em jornada de 20 horas semanais, distribuídas em quatro horas diárias para o turno matutino, de segunda-feira a sexta-feira, e cinco horas para o turno vespertino, de segunda-feira a quinta-feira, durante o horário do expediente da respectiva unidade da estrutura organizacional, observada a compatibilidade com as atividades escolares.

Ao final, os novos estagiários conheceram as dependências do TCE, foram apresentados aos setores que serão alocados e receberam os crachás funcionais.

DEPOIMENTOS

"Essa integração foi muito importante para conhecermos os novos colegas, além de reciclar alguns conhecimentos sobre o Tribunal".
Diego Macêdo - estagiário da Dirad

"É muito importante que eles se sintam agregados ao corpo institucional.E esse formato de ambiência é positivo também para quem já está atuando".
Rafael Garcia - estagiário da Gerin