A qualificação dos servidores públicos é uma peça-chave para garantir políticas educacionais mais eficientes. Pensando nisso, a Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado da Bahia promoveu, nesta quarta e quinta-feira (28 e 29/05), o curso “Conceitos Básicos de Indicadores de Políticas Públicas”, voltado para servidores da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC). Ministrado pela servidora do TCE/BA e coordenadora do projeto Educação é da Nossa Conta, Aline Sonobe, o treinamento faz parte do Plano de Capacitação dos Jurisdicionados da ECPL e buscou fortalecer a atuação dos profissionais na análise de dados e no acompanhamento de políticas públicas na área da educação.
O curso foi realizado na sala de treinamento da ECPL, com participação híbrida — presencial e virtual — reunindo ao todo 18 servidores da SEC na tarde de quarta e na manhã desta quinta, No local, eles puderam aprofundar conhecimentos essenciais sobre o uso e interpretação de indicadores no âmbito das políticas públicas.
COMO USAR OS INDICADORES
Durante os dois dias, os participantes tiveram contato com os fundamentos teóricos sobre indicadores, sua classificação, propriedades e critérios de validação. “Foram tratados no curso os conceitos básicos de indicador, desde a definição, passando pela taxonomia e pelas propriedades esperadas para assegurar sua validade, possibilitando uma visão abrangente sobre o tema e reforçando a necessidade do rigor metodológico”, destacou Aline Sonobe.
A proposta pedagógica aliou teoria e prática, utilizando dados reais e exemplos aplicados à realidade baiana. “O curso foi estruturado baseado na exposição dos conceitos, mas sempre dialogando com indicadores reais, fontes de dados oficiais e práticas observadas na atuação profissional, de modo a tornar o conteúdo mais significativo para os participantes”, explicou a instrutora.
Entre os exemplos trabalhados, os servidores realizaram consultas em bases oficiais como IBGE e INEP para analisar indicadores da realidade educacional na Bahia, como a taxa de analfabetismo no estado. A atividade proporcionou reflexões sobre como esses dados podem subsidiar diagnósticos mais precisos e orientar o planejamento de políticas públicas.
BENEFÍCIOS DO CURSO
A importância da capacitação, segundo Aline, vai além do domínio técnico. “Independentemente do setor ao qual pertencem, o conhecimento sobre indicadores sociais, especialmente os voltados à educação, fornece subsídios para uma análise mais crítica, contribuindo diretamente na realização de diagnósticos e no monitoramento de ações e programas”, afirmou.
O impacto do curso já pôde ser percebido pelos próprios participantes. Um dos servidores, que atua em uma escola do campo, relatou que, a partir dos conhecimentos adquiridos, será possível realizar um diagnóstico mais detalhado do município com base nos dados disponíveis na Sinopse Estatística da Educação Básica, publicada pelo INEP.
Para Álica Cruz, servidora na Coordenação de Controle Interno da SEC, a experiência foi extremamente enriquecedora. “Eu adorei o curso, a professora é excelente. Foi um curso com muito aprendizado”, avaliou. O servidor Paulo Castro também destacou a qualidade da formação: “O curso foi bem proveitoso, a didática da professora é excelente. Gostei muito e gostaria de participar de outros”.
Ainda de acordo com a instrutora, ao longo das aulas, os participantes ressaltaram que puderam conhecer novas fontes de dados e de indicadores. “Isso contribui não só para a atualização das informações, mas também para o aperfeiçoamento de conhecimentos, inclusive daqueles que já tinham familiaridade com o tema”, concluiu Aline Sonobe.