Ir para o conteúdo

Autenticação

Testes de glicemia e aferição da pressão marcam Campanha de Prevenção à Obesidade

2018 10 AfericaoPressaoCom a intenção de alertar os servidores para os sérios danos causados à saúde pelo acúmulo de gordura no organismo, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) oferecerá, no Dia Internacional da Prevenção à Obesidade (11.10), testes de glicemia capilar e aferição da pressão arterial. Idealizada pelo Serviço de Assistência Social (Seras), a ação conta com o apoio de uma equipe de profissionais do Grupo Vitalmed, que atenderá no estande instalado no térreo do edifício Conselheiro Joaquim Batista Neves, das 8h às 10h.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde em 2017 confirmam que a prevalência da obesidade teve um crescimento de 60% no Brasil. A obesidade aumenta com o avanço da idade. Mas mesmo entre os mais jovens, de 25 a 44 anos, atinge indicador alto: 17%. O indicador de excesso de peso também cresceu entre a população. Passou de 42,6% em 2006 para 53,8% em 2016. Já é presente em mais da metade dos adultos que residem em capitais do país.

Para evitar o sobrepeso ou a obesidade, devemos tomar alguns cuidados, principalmente com a alimentação. Procurar uma ajuda nutricionista é indispensável para um tratamento correto e eficaz. O sobrepeso e a obesidade podem causar tipos de câncer, problemas ortopédicos, doença renal crônica, apneia do sono, asma, derrame, artrite, varizes de membros inferiores e o desenvolvimento de diabetes, hipertensão arterial ou pressão alta.