Portal Campanha de Prevenção ao DiabetesO Serviço Social (Seras) do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) convida os servidores para que compareçam, na quinta-feira (14.11), ao estande instalado no térreo do edifício Conselheiro Joaquim Batista Neves, das 8h às 10h, para verificar os níveis de glicose no sangue. Os interessados deverão estar em jejum de pelo menos 8 horas. A ação, que tem o objetivo de sensibilizar e alertar para a importância de exames e cuidados preventivos para a saúde e qualidade de vida dos servidores, conta com a parceria do Laboratório Labchecap, que disponibilizou equipe de profissionais e material necessário para arealização do exame de glicemia.

Idealizada pelo Serviço Social (Seras), a Campanha de Prevenção ao Diabetes integra a programação do Dia Mundial do Diabetes – 14 de novembro, criada pela International Diabetes Federation (IDF), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para chamar a atenção ao crescente número de casos da doença em todo o mundo.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 16 milhões de brasileiros sofrem de diabetes. Ainda de acordo com o estudo, a taxa de incidência da doença cresceu 61,8% nos últimos dez anos.O Brasil é o quarto país do mundo em número de casos de diabetes, atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos, possuindo mais de 16 milhões de portadores da doença, segundo a Federação Internacional de Diabetes.

No Brasil, a prevalência da diabetes é de 8,1%, ligeiramente abaixo da média mundial, e é maior nas mulheres (8,8%) do que nos homens (7,4%). O excesso de peso, um dos fatores de risco, afeta 54,2% dos brasileiros, a obesidade 20,1% e a inatividade física 27,2% . A diabetes provoca a morte de 72.200 brasileiros com mais de 30 anos e representa 6% de todas as mortes.

Além dos tratamentos já existentes, que permitem a convivência com a doença em boas condições de qualidade de vida, especialmente quando ela é descoberta em seu início, as autoridades da área de saúde observam ser essencial adotar práticas saudáveis no dia a dia como forma eficaz de prevenir-se contra o diabetes.

PREVINA-SE CONTRA O DIABETES

1 – Pratique atividades físicas regularmente;

2 – No caso de sobrepeso, reduza o peso corporal;

3 – Aumente a ingestão de fibras alimentares (frutas, verduras, legumes, cereais integrais);

4 – Evite o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura saturada e colesterol (gorduras de origem animal, carne de porco, linguiça, embutidos em geral, frutos do mar, miúdos, vísceras, pele de frango, gema de ovo, carne vermelha com gordura aparente, leite e iogurte integral, manteiga, creme de leite, leite de coco, azeite de dendê e chocolate), além de carboidratos simples (açúcar, mel, garapa, melaço, rapadura e doces em geral);

5 – Evite fumar;

6 – Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.