IMG 3678 copyO que é inteligência emocional e como ela pode te ajudar? Com esse questionamento, os psicólogos do Centro de Estudos Autoconhecimento (CEA), Flávio de Souza Oliveira e Edithana de Macedo Rodrigues deram continuidade, nesta quarta-feira (23.05), na sala de treinamento da ECPL, ao curso “Inteligência Emocional”. O segundo encontro deu ênfase as diferentes nomenclaturas da meditação e como essa ferramenta nos permite dirigir melhor nosso cérebro e a usar a neuroplasticidade de forma mais específica.

O professor Flávio de Souza Oliveira afirmou que a mente é mal-educada pode ser o nosso pior inimigo e destacou que a meditação é um processo de “desautomatização”. “Qualquer ser humano pode eliminar de sua vida as situações de estresse sempre que elas se manifestarem. É preciso refletir sobre si mesmo. Nosso cérebro é estimulado, a partir da postura que temos diante da vida, a identificar e dar nome às emoções. Isso permite desacelerar o mecanismo de estresse”.

De acordo com o palestrante, a neuroplasticidade se refere à capacidade que o cérebro tem para mudar, como resultado de experiência ou do treinamento. Flávio sustentou a ideia de que a meditação já não é mais considerada medicina alternativa e apresentou um estudo da Dra. Elisa Harumi, pesquisadora do Instituto do Cérebro – Hospital Israelita Albert Einstein, que constatou que pessoas que realizaram um teste de atenção sustentada durante exame de ressonância magnética, e que não meditam com regularidade, precisavam ativar mais áreas cerebrais do que pessoas que meditam.

IMG 3813Para reforçar a ideia de que a meditação é um meio para alcançar o equilíbrio e a felicidade, os professores apesentaram publicações que evidenciam as vantagens dessa prática, como a redução do estresse e da ansiedade fortalecendo o sistema nervoso e imunológico, melhorando a memória, a autoestima e aumentando a capacidade de concentração, além de reduzir a taxa de mortalidade e retardar o envelhecimento.

“Meditar é estar na via do meio, por isso que se diz que é o caminho do centro. É um estado natural que está dentro de cada pessoa. Trata-se de um estado de claridade interior, não um processo mental. Dentro de cada pessoa existe uma frequência psico-atômica. Tudo ao nosso redor é movido por frequências. Nós somos receptores, geradores e transmissores”, concluiu.

Promovida pela Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), o curso acontece na próxima quarta-feira, dia 30.05, das 9h30 às 11h30, na sala de treinamento da ECPL.