selecionadas 5O estudante do quarto e último ano do nível técnico de Informática do Centro Estadual de Educação Profissional Isaias Alves (ICEIA), Bernardo Nogueira, de 17 anos, esperava que hoje, assim como de costume, fosse participar de mais um dia letivo comum e se surpreendeu ao saber que a aula seria um tanto quanto diferente. Acompanhado de outros 49 colegas de nível médio e técnico do ICEIA, Bernardo teve a oportunidade de conhecer sobre o papel do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), órgão de controle fiscal que o aluno nunca havia sequer escutado falar.

O rapaz conta que, ao ser recebido na sala de treinamento, a servidora da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), Olgacy Devay Torres de Freitas, surpreendeu ao iniciar a visita, que se esperava ser um tanto monótona, com uma atividade dinâmica que envolveu os estudantes e provocou a reflexão a respeito da importância do planejamento e trabalho em equipe para que os obstáculos sejam superados. “A atividade fez com que a gente pensasse um pouco fora da caixa e ao chegarmos à conclusão de que seria necessário muito planejamento pra obter sucesso no desafio, percebemos também o quanto essa solução também se encaixa no trabalho desempenhado pelo Tribunal de Contas”, contou.

bernardoOs adolescentes tiveram a oportunidade de participar de palestras sobre a função de uma Ouvidoria, da atuação do Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologias para Auditoria (Cedasc), o papel da Auditoria, e do Ministério Público de Contas, que foram ministradas pela ouvidora adjunta do TCE/BA, Ana Patrícia Crisóstomo Pereira, pelo gerente de Serviços e Suporte aos Usuários, Luiz Fernando Pinheiro, e o analista de suporte Alano dos Santos Castro Filho, gerente de auditoria da gerência 5A, José Germano e pela assessora Marcela Texeira, respectivamente. Além do conteúdo apreendido, eles ainda assistiram ao vídeo institucional "O TCE mais perto de você" e à sessão plenária que, na ocasião, apreciou as contas do governador Rui Costa, no exercício de 2018.

Com mais dois colegas de curso, Jade Jesus Rosa e Marcus Vinícius, ambos com 18 anos de idade, Bernardo tirou uma foto junto aos computadores que armazenam as informações utilizadas pela Corte de Contas para o cumprimento do seu papel fiscalizador, e afirmou que, por conta da familiaridade com o assunto, conhecer o Cedasc foi um dos pontos altos da experiência. “Fiquei admirado com a qualidade do equipamento de tecnologia utilizado em prol da sociedade e posso afirmar que dificilmente esquecerei do que experienciei hoje”, concluiu o jovem.