editada3Setenta e quatro estudantes de três faculdades tiveram a oportunidade de acompanhar a sessão plenária do TCE/BA, nesta terça-feira (5.06), na qual os conselheiros emitiram o parecer prévio sobre as contas do governador do estado no exercício de 2017. A visita fez parte da 9ª edição do programa Casa Aberta. Ao todo foram 67 alunos de direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), seis da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e um da Faculdade Baiana de Direito.

A visita teve início na sala de treinamento da ECPL, onde ocorreram as palestras da assessora da Escola de Contas, Cristiane Vasconcelos, e da chefe da Audit, Morgana Bellazzi, professora de direito dos alunos visitantes da Ufba nas matérias Direito e Processo Administrativo. Para Morgana Bellazzi, a visitação é uma chance valiosa de os estudantes aprimorarem o aprendizado com a prática: "A adoção dessa iniciativa de receber alunos no Tribunal é extremamente positiva, até porque é necessário, por parte dos órgãos, principalmente os de controle, inteirar a sociedade sobre o trabalho que é feito aqui na instituição. Como professora, posso afirmar que é possível perceber a existência de um grande interesse por parte dos estudantes de aprender sobre o que é apresentado no Casa Aberta. Hoje os alunos vieram em busca de informação", explicou Morgana Bellazzi.

editada2Na oportunidade, foram sorteados cinco exemplares do livro "Jurisdição no Estado do bem-estar e do desenvolvimento”, de autoria da professora Morgana Bellazzi, além do livro "Uma breve história de controle – na visão de um Tribunal centenário", que foi entregue à aluna Amanda Quaresma, por seu mérito como monitora. No entender da jovem aluna, a experiência é muito engrandecedora para o seu futuro profissional. “A oportunidade de assistir a uma sessão é única e não teria me acontecido sem a interferência do Casa Aberta", reconhece a estudante.

Em seguida, foi exibido o vídeo institucional "O TCE mais perto de você", que explica sobre a missão e as atribuições da Corte de Contas. Os alunos receberam ainda a cartilha em quadrinhos "Você no controle", que conta a trajetória da Casa de Contas e Controle da Bahia.