O conselheiro João Evilásio Vasconcelos Bonfim apresentou, na sessão plenária desta terça-feira (27.09), aos demais conselheiros do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) a versão impressa, completa e simplificada, do Relatório e Parecer Prévio sobre as contas do Chefe do Poder Executivo do Estado da Bahia, do qual foi o relator. O documento foi elogiado pelos conselheiros Inaldo da Paixão Santos Araújo (Presidente) e Gildásio da Silva Penedo (Vice), em razão do bom gosto de sua apresentação gráfica, que traz na capa uma simbologia da trajetória do TCE/BA, ao mostrar a fotografia da atual composição do plenário e uma outra com a primeira formação da bancada de conselheiros, no ano de fundação da Casa de Contas da Bahia (em 1915).
O conselheiro relator falou da sua felicidade por ter completado com êxito a tarefa que recebeu, de examinar as contas da administração estadual relativas ao ano de 2015 e fez questão de homenagear a equipe de técnicos que o assessorou na tarefa. “Foi mais importante ainda porque decidimos, na medida do possível, a adoção das nova metodologia determinada pela Resolução 164/2015 do Tribunal, que dividiu a apresentação deste trabalho em duas seções, uma analítica, composta pelos achados auditoriais, de autoria do corpo técnico do TCE, e uma conclusiva, a cargo do relator, compondo um só documento, o que a equipe conseguiu cumprir com muito sucesso”, destacou João Bonfim.
Os documentos serão encaminhados pelo TCE/BA para os órgãos da administração estadual e representantes dos poderes Legislativo e Judiciário, além do Tribunal de Contas da União e Tribunais de Contas Estaduais. A versão completa do Relatório e Parecer Prévio possui 558 páginas, enquanto a simplificada resultou num livro com 146 páginas. A equipe de assessoramento do conselheiro relator ainda está finalizando os detalhes para a impressão de uma “versão cidadã” do Relatório e Parecer Prévio, que deverá ter uma distribuição mais ampla para diversos segmentos da sociedade.