O vice-presidente de Auditoria do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, foi um dos participantes da reunião promovida, na terça-feira (27.05), pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) no âmbito do IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas (IX CICPP), que ocorre de 26 a 29 de maio, em Manaus-AM. O evento traz como tema central “Desenvolvimento e Controle: Políticas Públicas Descentralizadas e a COP 30”, debatendo os principais desafios e oportunidades relacionados à sustentabilidade global, com foco no papel das Políticas Públicas descentralizadas no enfrentamento das questões ambientais. Participam também do congresso a chefe de gabinete do Conselheiro Inaldo Araújo, Cláudia Colavolpe, os assessores Elisa Dias Lucas e Humberto Moraes; o assessor do gabinete do Conselheiro Honorato, João Augusto Nunes Cordeiro, e o Coordenador da 1ª Coordenadoria de Controle Externo do TCE/BA, Bruno Ventim.
A programação do Congresso aborda temas de grande relevância, como tecnologia e desenvolvimento sustentável; preservação de florestas e da biodiversidade; impactos das mudanças climáticas; e a atuação dos Tribunais de Contas como indutores de boas práticas ambientais. Palestras e painéis conduzidos por especialistas nacionais e internacionais apresentarão insights inovadores, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências sobre estratégias e soluções que equilibrem crescimento econômico e proteção ambiental.
Na avaliação do conselheiro Inaldo Araújo, o IX CICPP é uma valiosa oportunidade de enaltecer a atuação dos presidentes do Instituto Rui Barbosa (IRB) e o contínuo fortalecimento da Casa do Conhecimento dos Tribunais de Contas. “Eventos dessa natureza engrandecem o nosso sistema de controle externo, promovendo o intercâmbio de experiências e o aperfeiçoamento das políticas públicas. Parabenizei a presidente do TCE/AM, Yara Amazônia Lins, pelo apoio decisivo na organização do congresso, que reafirmou o protagonismo dos Tribunais de Contas no cenário nacional e internacional. Ressaltei, ainda, a relevância da atuação das Cortes de Contas na aferição do Índice de Segurança Pública, tema também discutido na reunião da Atricon, da qual também participei, e a necessidade de sistematizarmos, de forma permanente, os relatórios de sustentabilidade no âmbito dos estados e municípios brasileiros, reforçando nosso compromisso com a transparência e a responsabilidade institucional”, disse Inaldo Araújo.
DIVERSIDADE DE PÚBLICO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS
Considerado um dos mais importantes eventos na área do controle e fiscalização da Administração Pública, já consolidado no cenário nacional, o Congresso reúne autoridades dos órgãos da Administração Pública de todas as esferas de Poder, representantes do Sistema de Controle Externo brasileiro e do exterior, além de acadêmicos e especialistas nacionais e internacionais nas mais diversas áreas. Essa diversidade de público garante um ambiente propício para a troca de experiências e a construção de propostas coletivas voltadas ao fortalecimento das Políticas Públicas e da Governança Ambiental.
A realização do IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas ganha ainda mais destaque em 2025, ano em que o Brasil sediará a COP 30. O evento se insere como uma importante plataforma para aprofundar os debates sobre os compromissos globais com a sustentabilidade, colocando o país e as instituições de Controle Externo no centro das discussões ambientais internacionais.
A realização do IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas conta com o apoio institucional da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) e da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC).
* Matéria editada pela Ascom do TCE/BA com informações do site oficial da Atricon.