azulO Novembro Azul é um movimento que alerta sobre as principais doenças que afetam a população masculina. Nesta sexta-feira (17.11), Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia, por meio do Programa Saúde e Bem Estar no TCE, convoca todos os servidores e colaboradores a vestirem alguma peça de roupa na cor azul em apoio à causa.

Iniciada no ano de 2003, na Austrália, a campanha que marca o mês de novembro passou a ser associada, principalmente, ao câncer de próstata, tipo que mais acomete os homens depois do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 42 brasileiros morrem diariamente por causa da doença, sendo necessário, cada vez mais, combater os preconceitos em relação aos exames preventivos, como o toque retal e o PSA.

A próstata é uma glândula que fica localizada abaixo da bexiga, e é responsável pela produção do esperma. Apesar dos exames serem recomendados a partir dos 50 anos, homens com fatores de risco devem começar a se prevenir desde os 45, tendo em vista histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão, tio), etnia - negros têm maior incidência -, e obesidade.

Investir na alimentação saudável e em atividades físicas também pode evitar as formas mais graves da doença, que apresenta sintomas quando o tumor está em fase avançada. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os sinais são vontade urinar com frequência, dificuldade de urinar, dor óssea e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Para o diagnóstico precoce, é importante manter o acompanhamento com o médico especializado. Conscientização também é prevenção. Cuide-se!