IMG 9433Em um clima de muita alegria e descontração, estudantes e professores do Colégio Estadual Manoel Devoto experimentaram, na manhã desta quinta-feira (05.09), o jogo de tabuleiro Você Gestor. Desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), o game tem o objetivo de inserir a comunidade estudantil e a sociedade no universo da administração pública.

Divididos em dois grupos, estudantes e professores se divertiram e aprenderam juntos sobre o funcionamento, a história e as atribuições do TCE. Assumindo o papel de gestores, os jogadores tiveram que administrar seus recursos enquanto lidavam com a fiscalização do controle social e do controle externo para conseguir completar as missões atribuídas a cada pasta.

A professora de Língua Portuguesa e Gramática, Everaldina Assis Santos Fraga, entrou de cabeça no jogo e foi a primeira a completar sua missão. Uma entusiasta do método aprender brincando, ela revelou que a experiência foi muito gratificante, além de elogiar o jogo como algo inovador e dinâmico, onde as pessoas conseguem entender os processos dos órgãos públicos e se divertir enquanto aprendem. “Eu nunca assumi, nem na teoria e nem na prática, a função de gerir e para mim foi muito importante, pois eu cresci e consegui os 400 pontos para cumprir uma das minhas missões”, afirmou.

IMG 9412Já o estudante do 1º ano H, Oscar Fernando Pereira Dias Júnior, que assumiu a pasta da Secretaria de Assistência Social, conseguiu completar duas missões e foi o ganhador de uma das mesas. Oscar ressaltou a importância de atividades como essa para os alunos da escola pública. "Essa atividade traz conhecimentos que as pessoas deveriam ter e normalmente não têm. Achei o jogo muito interessante. Tivemos a oportunidade de adentrar nesse ambiente da administração pública e nos deparamos com diversas situações reais de gestão. O jogo é um estímulo a boas práticas. E além de tudo influencia o participante a querer ganhar e a cumprir as missões. O que todo gestor público deveria fazer com primor’, completou.

Na mesa ao lado, outros estudantes esperavam ansiosos para jogar, mas a partida seguia equilibrada. Depois de muitas rodadas de disputa acirrada, o aluno do terceiro ano B, Cristiano Conceição Santos, conseguiu completar as duas missões da pasta de Educação e sagrou-se o vencedor. Cristiano disse que escolheu ser gestor da Educação, pois essa seria sua área e ficou feliz em cumprir suas missões de “garantir o cumprimento da carga horária dos alunos e professores’ e “adquirir e disponibilizar equipamentos de informática”. O aluno também fez questão de agradecer ao Tribunal de Contas pela experiência, “É um jogo onde a gente aprende muito sobre a gestão e sobre o Tribunal de Contas. Queremos um exemplar desse jogo para a escola. Não existe nada melhor do que aprender e nos divertir com os nossos amigos", concluiu.