IMG 9369Com uma simples jogada, o dado rodopia no tabuleiro e faz o participante mergulhar no universo dos controles externo e social, e ainda conhecer os princípios da administração pública e da história do TCE/BA. Os fiscais da lei na Corte de Contas baiana tiveram a oportunidade de vivenciar essa experiência na última segunda-feira (16.12) ao jogar o Você Gestor, jogo educativo de tabuleiro criado pelo TCE/BA para que o cidadão se coloque no lugar dos gestores públicos e percebam, dessa forma, como devem agir em seu dia a dia, fomentando o controle social.

Integrantes do Ministério Público de Contas (MPC) disputaram uma acirrada partida, enquanto debatiam sobre as leis de Responsabilidade Fiscal, de Acesso à Informação, de Diretrizes Orçamentárias, entre outros meandros do Direito Administrativo sugeridos pelo Ludo. De jogada em jogada, o procurador-geral do MPC, Antônio Tarciso Souza de Carvalho, percebeu que o algoritmo do Você Gestor, voltado à educação, abre a perspectiva de esclarecimento aos cidadãos: “O jogo revela-se uma valiosíssima ferramenta disposta tanto à orientação (lato sensu) daqueles que planejam, gerem e administram a coisa pública, quanto ao aperfeiçoamento do controle (externo, interno e social) da gestão pública”, ressaltou o procurador-geral, que venceu a partida ao cumprir duas missões como gestor simbólico na área de Infraestrutura.

Na opinião do chefe de Gabinete do MPC/BA, Mário Silva, o formato em que o jogo é apresentado, mesclando aleatoriedade e conhecimento, foi construído e/ou desenvolvido a partir de critérios técnicos, tendo como parâmetros de respostas o arcabouço normativo e principiológico que norteia a Administração Pública. “Nossos parabéns aos seus desenvolvedores, bem como os votos de que seu uso seja disseminado em ambientes institucionais e sociais de modo a torná-lo mais uma ferramenta disposta ao imprescindível, efetivo e pleno exercício da cidadania”, disse o chefe de Gabinete do MPC.

Participaram ainda da prática com o Você Gestor a procuradora de Contas Camila Luz de Oliveira, além de servidores que integram a Assessoria Técnica do MPC-BA.