IMG 1827Servidores da Diretoria de Gestão Estratégica (DGE), Gerência de Planejamento (GP) e Gerência de Desenvolvimento Institucional (GDI) do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) vivenciaram, na manhã de sexta-feira (18.10), uma partida do Você Gestor, jogo de tabuleiro desenvolvido pelo TCE/BA com o objetivo de estimular o controle social, informando aos cidadãos o papel do Tribunal de Contas na fiscalização dos recursos públicos. Enquanto jogavam, os servidores testaram seus conhecimentos sobre controle externo e administração pública, revisitando questões vinculadas à história do controle na Bahia e no Brasil.

De jogada em jogada, o servidor Lucas Souza Rodrigues dos Santos percorreu as casas do tabuleiro e, ao assimilar o conteúdo das cartas de Controle Externo, Controle Social e Diga Aí?, conseguiu os 800 pontos necessários para cumprir as duas missões da área de Infraestrutura e tornar-se vencedor da partida. Na opinião de Lucas, o Você Gestor permite que os jogadores entrem em contato com o universo da administração pública, sabendo de vários detalhes importantes na gestão. "Me diverti muito jogando com os meus colegas da DGE. O jogo cria uma atmosfera de competição, fazendo com que todos fiquem atentos aos deveres dos responsáveis de cada missão, criando uma cobrança para a realização. O jogo foi de grande aprendizado, e ao finalizá-lo, temos a sensação de dever cumprido", disse o servidor.

A diretora de Gestão Estratégica do TCE/BA, Ivonete Dionizio, destacou que o jogo é uma ferramenta que permite disseminar para a sociedade conhecimentos sobre a administração pública à medida que utiliza questões que reproduzem o dia a dia dos gestores públicos. "O Você Gestor é uma ferramenta que, além de divulgar a importância e o papel do Tribunal de Contas no contexto da administração pública, também é estimulante na medida em que utiliza questões que reproduzem o dia a dia dos gestores públicos diante de situações que revelam tanto boas práticas de gestão como atos não recomendáveis, ressaltando o aspecto pedagógico e orientador do TCE/BA", explicou a diretora da DGE.

Participaram também da prática os servidores Francyelle Castro Moreira; Marcos Vinicius Morais dos Santos Santana; Bernardo Kruschewsky Barreto Coutinho Santos, Felipe Mateus de Souza Conceição e Cristiane Vasconcelos.