O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, conselheiro Manoel Castro, e o conselheiro Pedro Lino participam, de sábado, dia 14, até esta quarta-feira, dia 18, do XXV Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, evento que terá lugar em Curitiba, no Paraná. O ministro Ubiratan Aguiar, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU); o ministro do Planejamento Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo; o ministro da Previdência Social, José Barroso Pimentel, e o deputado Humberto Souto participam da abertura dos trabalhos. O Congresso terá como tema principal a “Integração dos Controles, Eficiência e a Eficácia no Gasto Público”.
     O encontro, patrocinado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Instituto Rui Barbosa (IRB), Colégio de Corregedores dos Tribunais de Contas (CCOR), Promoex e pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná, reúne membros e técnicos das Cortes de Contas do País e objetiva integrá-las para que possam modernizar suas ações e procedimentos de controle tornando-as mais efetivas em benefício da sociedade.
     Participam também do Congresso, os servidores do TCE/BA, Inaldo da Paixão Santos Araújo e Antônio Carneiro Amaral Júnior, que realizarão palestras sobre “Proposta de Adequação das Normas de Auditoria Governamental”, iniciativa já discutida no Congresso da Atricon de 2007, na cidade de Natal/RN, sob relatoria dos técnicos da Corte de Contas estadual.
     A servidora Laura de Mattos Carneiro da Rocha dissertará sobre “Sistema de Gerenciamento de Auditoria”; Vivaldo Evangelista Ribeiro fará palestra sobre “Coordenação de Auditoria Operacional”; Eliane de Souza Silva apresentará trabalho resultante de sua tese de mestrado e selecionada pela comissão coordenadora do Congresso intitulado “O Controle Externo Exercido pela TCE/BA”.
      Nas ações compartilhadas PNGE/Promoex participam também como palestrantes, pelo TCE/BA, Ivonete Dionísio e Clarissa Carneiro da Rocha, abordando “Planejamento Estratégico”; Fátima Regina Souza Oliveira sobre “Educação Coorporativa à Distância” e Edna Maria Delmondes apresentará “O Case da Ouvidoria do TCE-BA”. O auditor jurídico Luís Cayres, representará o conselheiro corregedor Zilton Rocha no encontro do Colégio de Corregedores de Tribunais de Contas, que acontecerá em paralelo ao Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil.