WhatsApp Image 2019 06 06 at 11.00.10Qual a posição da sua empresa no mundo hiper-conectado? Quais as ações necessárias para alcançar o posicionamento desejado? Essas e outras perguntas foram dirimidas pelo CEO da Zygon e professor-doutor da PosFacom, Lucas Reis, que tratou de esmiuçar as etapas de planejamento que envolvem as ferramentas do marketing digital, durante a segunda parte do curso “Comunicação corporativa nas redes sociais”, realizado nesta quinta-feira, na sala de treinamento da ECPL.

Para atender às necessidades de cada um desses clientes, os participantes conheceram metodologias e dispositivos adotados pelo marketing digital. Lucas Reis ressaltou algumas premissas da publicidade digital, a exemplo de exibir a mensagem certa, na hora correta, no formato ideal, com o contexto adequando e sendo de rápida implementação.O palestrante destacou que um bom planejamento estratégico de marketing digital requer uma grande rede de canais digitais conectados.

Durante a explanação, os alunos conheceram métodos de trabalho, a exemplo do Job To be Done (trabalho a ser feito), que permite definir uma resposta rápida para problemas e que consite em preencher algumas perguntas, além de revisitarem técnicas adotadas para desenvolver um plano de trabalho.

Em seguida, o professor afirmou que criar uma persona é um dos passos mais importantes para a estratégia de Marketing Digital de uma empresa. "Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características dos clientes, assim como suas histórias pessoais, motivações, sonhos, objetivos/metas, desafios e preocupações. A persona guia a criação de conteúdo e de marketing digital".

Ao final, Lucas Reis desenvolveu uma prática para que o público se engajasse com o propósito de definir uma Persona para uma determinada ação.

IMG 5399 2Dando continuidade ao projeto que oportuniza aos integrantes dos órgãos da administração pública a terem noções gerais sobre o funcionamento, a estrutura, a competência, o alcance da atuação e os procedimentos auditoriais do TCE/BA, por meio de módulo para capacitação de servidores públicos de entidades sob jurisdição do TCE/BA, foi realizada, nessa quinta-feira (06.06), a segunda edição de 2019 do projeto “Conhecendo o TCE/BA”, coordenado pela Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL). O evento possibilitou que servidores da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) pudessem entender os processos da Casa de Controle e como é importante a colaboração de todos os jurisdicionados no controle da gestão pública.

O evento, que foi transmitido online, via Youtube, para 27 núcleos de educação do estado no site do Tribunal, contou com a participação do presidente do TCE/BA, conselheiro Gildásio Penedo Filho, que explicou aos presentes a essência do projeto e a sua importância. Segundo ele, a iniciativa faz parte dos esforços da Corte baiana que, de maneira pedagógica, amplia a transparência de suas ações, tornando-se mais conhecido pela sociedade e por órgãos e instituições parceiras, para que estes possam melhor auxiliar nas ações de controle, zelando pela boa aplicação dos recursos públicos.

IMG 5334 2Ainda em sua fala, o presidente fez questão de parabenizar a Secretaria de Educação, representada pelo chefe de gabinete Cézar Lisboa, por essa aproximação com o TCE, ressaltando a importância do seu trabalho. “A questão da educação é uma missão dura e áspera. É um desafio muito grande do Estado da Bahia e eu não tenho dúvida que o esforço, o desejo e o compromisso de vocês podem contribuir muito na elevação do serviço prestado à população baiana”, completou.

PALESTRAS

Iniciando a série de palestras, o superintendente técnico do TCE/BA, José Raimundo Bastos Aguiar, apresentou a estrutura e competência do Tribunal. E falou sobre a área de atuação da Casa de Controle e a abrangência da jurisdição. Além disso, esclareceu como são realizados os processos de auditoria, quais são suas fases e como são julgados, posteriormente, os processos.

IMG 5811Na sequência, foi a vez do procurador do MPC, Danilo Andrade, que aproveitou para apresentar o Ministério Público de Contas. O MPC tem apenas sete anos de existência no Estado da Bahia, portanto uma instituição considerada jovem e, consequentemente, ainda pouco conhecida tanto pela sociedade quanto por aqueles que militam no âmbito da administração pública.

Finalizando as palestras da manhã, o diretor do Centro de Estudos e Desenvolvimento de Soluções para Auditoria (Cedasc), Edmilson Galiza, explicou a importância dos sistemas tecnológicos do Tribunal e como eles vêm sendo aproveitados para modernizar a instituição. Galiza ressaltou como a tecnologia tem auxiliado nas auditorias, tornando o processo mais rápido e eficiente.

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1SELECIONADA

 

No período da tarde, a ouvidora adjunta, Ana Patrícia Crisóstomo Pereira, apresentou aos 46 servidores de Educação que participaram da edição do projeto “Conhecendo o TCE”, o trabalho desenvolvido pela Ouvidoria, esclarecendo mais sobre a função principal de receber, analisar e encaminhar as denúncias, além de garantir que a Lei Federal nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação) seja cumprida. A ouvidora ainda exibiu e esclareceu o teor das manifestações recebidas pelo órgão de controle.

IMG 5498Com o objetivo de informar a respeito do Projeto “Educação é da Nossa Conta”, capitaneado pelo Gabinete da Conselheira Carolina Costa, e desenvolvido de forma conjunta com vários setores do TCE/BA, o coordenador da 5ª Coordenadoria, José Luís Galvão Bonfim, explanou sobre as metas e estratégias que servem de pilares para obtenção do êxito quanto sua finalidade principal, que visa cumprir a missão de zelar pela qualidade do gasto público educacional no Brasil.

O evento foi transmitido e a realização desse feito foi possível graças à intervenção do CEA (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento) da PGE (Procuradoria Geral do Estado da Bahia).

IMG 5533Servidores do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e de outros órgãos da administração pública estadual participam, de quarta a sexta-feira desta semana, do curso “A Prática da Gestão do Tempo no Ambiente de Trabalho”, promovido pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Sesab) por meio da Universidade Corporativa do Serviço Público do Estado da Bahia (UCS) Subdividido em três módulos, o curso foi ministrado pela analista universitária da Uneb, Márcia Souza Mazza, e pela analista da Sesab, Ana Cássia Baião de Miranda.

IMG 5478Dentre os diversos assuntos abordados, o curso deu ênfase às atitudes de pontualidade, disciplina, organização e comprometimento; a organização como base para um desempenho de qualidade e a adoção de novos hábitos para administrar melhor o tempo. De acordo com a analista Márcia Mazza, o maior objetivo do curso é fazer com que as pessoas gerenciem melhor o tempo de forma que possam conciliar a produtividade no trabalho à qualidade de vida. “Nosso objetivo maior com esse curso é fazer com que ao participantes possam construir uma prática mais unificada, revendo comportamentos e posturas no ambiente de trabalho. O ideal, com o gerenciamento do tempo, é que elas conciliem mais produtividade e mais qualidade de vida”, disse Márcia Mazza.

IMG 5742Uma escola pública que não saiu do papel, uma quadra esportiva sem cobertura adequada, frota de veículos públicos depredados. Apesar desse cenário ser comum a boa parte dos brasileiros, lideranças comunitárias vêm lutando para mudar essa realidade em seus bairros e exercer, efetivamente, o controle social. Com vontade de fazer a diferença, agentes comunitários e assessores parlamentares encontraram um aliado para lutar pelo direito a serviços e obras públicas de qualidade. Em uma edição inédita, o projeto Casa Aberta, que normalmente recebe as comunidades estudantil e acadêmica na sede do TCE/BA, foi a campo e visitou a Prefeitura Bairro do Cabula/Tancredo Neves, na tarde desta quarta-feira (05.06).

Cerca de 50 líderes comunitários e assessores de vereadores lotaram o auditório e foram orientados a identificar indícios de irregularidades, formalizar uma manifestação de denúncia, além de conhecer os canais de comunicação do TCE/BA, a exemplo do WhatsApp (71) 99902-0166, o 0800 2843115, o site www.tce.ba.gov.br/ouvidoria e o aplicativo TCE Cidadão. Na oportunidade, o público dirimiu dúvidas e se aproximou de setores estratégicos da Casa de Controle, como a Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), a Ouvidoria, as Coordenadorias de Controle Externo, o Ministério Público de Contas (MPC) e o Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologias para Auditoria (Cedasc).

IMG 5769Durante a explanação, a ouvidora adjunta, Ana Patrícia Crisóstomo, transmitiu a mensagem de que as lideranças são essenciais para o exercício do controle social em seus municípios, bairros e comunidades. Ela explicou o papel da Ouvidoria, que recebe denúncias e as encaminha para a Auditoria, responsável pela apuração. Em seguida, o gerente de auditoria Israel Santos de Jesus explicou o trabalho realizado in loco pelos auditores. O chefe de gabinete do MPC, Mário dos Santos Silva, mostrou como o cidadão pode ajudar o MPC a exercer o seu papel, evidenciando o objetivo principal do órgão. E o diretor do Cedasc, Edmilson Galiza, encerrou a apresentação convidando os líderes comunitários a se tornarem multiplicadores e os olhos do TCE/BA na comunidade.

Os participantes, que mostraram fomentar o controle social em seus bairros, tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas e os principais problemas vivenciados nas comunidades. Ao final, agradeceram à diretora adjunta da ECPL, Denilze Alencar Sacramento, e à servidora da ECPL Iris Célia Azevedo Azi e equipe pela elucidação de questões essenciais, a exemplo de como funciona o processo que envolve o recebimento de uma denúncia até seu julgamento, que órgão deve ser acionado quando os recursos são federais, estaduais e municipais e a localização física da Corte de Contas baiana.

IMG 5738Na oportunidade, o líder comunitário Eriosvaldo França, presidente da Associação dos Moradores da Rua Amazonas de Baixo (AMAB), comunidade localizada no Cabula, pontuou que as informações repassadas foram extremamente relevantes para o exercício das funções de líderes de bairros e como cidadão. “Todos os gastos com o patrimônio público são repassados para nós, cidadãos, em forma de imposto. Então não devemos compactuar com os erros e permanecer em silêncio. É nosso dever buscar fazer uso desses instrumentos apresentados pelo Tribunal na tarde de hoje. Vamos aproveitar essa porta que está aberta, nos unir e tomar iniciativas, inclusive buscar mais o auxílio do TCE/BA”, afirmou.

Para o subprefeito do Cabula e Tancredo Neves, Jean Sacramento, responsável por atender 22 bairros de Salvador, o Projeto Casa Aberta é uma oportunidade dos líderes conhecerem e aprenderem sobre um dos órgãos fiscalizadores do estado. "É de suma importância que eles tenham conhecimento sobre o TCE. Esse contato ampliou a percepção de atuação desses representantes no bairro. Temos o dever de multiplicarmos esse conteúdo para coibir os desvios de dinheiro público", concluiu.

 

IMG 5239Que tipo de conhecimento é necessário para formar cidadãos críticos, capazes de discernir e tomar decisões que impactem na transformação social? A pergunta pode suscitar inúmeras respostas, mas, com certeza, a educação constitui uma das bases fundamentais para a construção desse conhecimento. Foi a partir dessa reflexão que alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Thales de Azevedo, no bairro Costa Azul, em Salvador, jogaram, nesta quarta-feira (5.06), o Você Gestor, jogo de tabuleiro que traz diversos conhecimentos sobre o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), informando estudantes e professores sobre a missão institucional do TCE/BA, além de incentivá-los a exercer o controle social. O jogo é um dos produtos do Projeto Educação é da Nossa Conta, capitaneado pelo gabinete da conselheira Carolina Costa.

A prática fez parte da Semana Unithales, evento que possibilita aos estudantes o contato com professores de várias universidades com o intuito de prestar orientação vocacional àqueles que farão as provas do Enem 2019. A equipe do TCE/BA foi recebida, respectivamente, pela diretora e vice-diretora do Thales de Azevedo, Elisabete Paiva Brito Mioni e Elisângela Lopes Marques. A aplicação do jogo Você Gestor foi aprovada a partir de tratativas com a direção da escola e com a coordenadora, professora Laila Melo.

No início do jogo, ao receber as missões de custear o transporte escolar na zona rural da Bahia e adquirir equipamentos de informática para as escolas, a aluna Camilla Ramos dos Santos não imaginava que, exercendo simbolicamente o papel de gestora da Educação, teria de lidar com licitações, contratos, convênios, empenhos e manifestações de cidadãos registradas pela Ouvidoria. Entretanto, entre perdas e ganhos, ela conseguiu reunir os 800 pontos necessários para cumprir as duas missões, vencendo a partida.

IMG 5214Camilla, que pretende formar-se na área de Educação, achou que a dinâmica do jogo permitiu que a turma conhecesse o trabalho de auditoria executado pelo TCE/BA e também a missão institucional da Casa de Contas e Controle. “Eu achei o jogo bastante interessante e com uma dinâmica muito legal. A gente teve a oportunidade de conhecer o papel do gestor público e do TCE. A maioria das pessoas não conhece o trabalho dos gestores. Como 'gestora' da área de Educação, fiquei responsável pelo transporte na zona rural e vi o quanto esse trabalho pode influenciar na vida dos alunos do interior da Bahia. O jogo mostra também o dia a dia do gestor e suas responsabilidades”, disse a estudante.

Ao fazer uma abordagem sobre o papel do TCE/BA, a professora Cristiane Vasconcelos, servidora da instituição, lembrou que é dever de todo cidadão cobrar que as instituições cumpram a sua função social. Ela fez questão de ressaltar o papel pedagógico da Corte de Contas baiana, voltado para a orientação de gestores, agentes públicos e da sociedade em geral, com foco no estímulo ao controle social. “O Tribunal tem se empenhado em orientar os gestores públicos e a sociedade para que fiscalizem os recursos públicos. Sobre esse aspecto, é fundamental que a comunidade estudantil esteja envolvida porque, por meio da educação, podemos convocar os cidadãos a participar mais intensamente do controle social. Este jogo educativo tem também essa função”, ressaltou a educadora.

A doutoranda Carla Aragão, que realiza pesquisa sobre educação de práticas em redes sociais, também participou da vivência com o Você Gestor no Thales de Azevedo. Ela abordou o fenômeno da gameficação no processo de aprendizagem, destacando que o jogo físico pode conviver muito bem com um aplicativo (App) do mesmo jogo. “Quando o TCE se conecta com as linguagens que fazem sentido para os estudantes e gamefica, no jogo físico ou no App, um processo de aprendizagem para o controle social, ele se aproxima da perspectiva de estimular que o cidadão faça o controle, entenda sobre o funcionamento da instituição a partir do modo de o jovem entender a vida. Gameficar torna mais atraente. Com o jogo, o jovem é provocado a atuar”, concluiu Carla Aragão.

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