2018 07 curso contratosA Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL) promove, dias 31 de julho e 1º de agosto, o Curso "Principais Irregularidades em Licitações e Contratos: um recorte prático das principais deficiências à luz da jurisprudência no âmbito das principais deficiências à luz da jurisprudência no âmbito dos Tribunais de Contas e Poder Judiciário". Há 24 vagas disponíveis para servidores do TCE/BA. Inscreva-se aqui.

O curso, que será ministrado pelo instrutor Alessandro Prazeres Macedo, contará também com a participação de servidores dos órgãos parceiros, como a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) e a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Confira o Plano de Curso e a Síntese Curricular do instrutor.




SERVIÇO

Datas de realização: 31/7 e 1º de agosto de 2018 (terça e quarta-feira);
Carga Horária: 16 horas-aula;
Horário: das 8:30 às 18:00;
Local de realização: Sala de treinamento da ECPL.

2018 07 Lego1As boas ideias são como mecanismos perfeitos. No entanto, dependem do ajuste adequado de cada engrenagem na busca por soluções que otimizem o trabalho em equipe e, por conseguinte, a gestão. Foi com esse intuito que o curso “Criatividade aplicada a solução de problemas” lançou mão da ludicidade, convidando os participantes a montar, com peças de Lego, cenários que representam os desafios e a busca de soluções nos processos laborais do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA). A dinâmica, ocorrida nesta quinta-feira (26.07), marcou o encerramento do curso, organizado pela Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL) e ministrado pela Empresa Strategic Play Brasil.

De acordo com o mestre em criatividade Aníbal Veiga, responsável pelas dinâmicas, o objetivo principal da utilização do Lego foi construir um cenário específico de desafio que se manifeste no dia a dia dos gestores do TCE/BA e, a partir dessa constatação, buscar soluções criativas. Aníbal Veiga explicou que as peças utilizadas na dinâmica foram projetadas para o mundo corporativo. “A Lego desenvolveu essa metodologia para ser aplicada em organizações. Nós a utilizamos para encontrar soluções inovadoras, o que exige insights mais rápidos, ajudando a desbloquear o conhecimento e a refletir melhor sobre as situações, desenvolvendo a visão sistêmica e a capacidade colaborativa entre os servidores”, explicou.

2018 07 Lego2Enquanto encaixava as peças de Lego e reproduzia o conceito laboral do seu setor, o servidor Hélcio Petrônio dos Santos Júnior fez a sua avaliação do curso: “Minhas atividades para desenvolvimento de soluções de tecnologia para o TCE, por natureza, já são criativas, contudo o Curso de Criatividade permitiu consolidar o conhecimento do processo de criação de soluções a partir de novas ferramentas extremamente úteis no dia a dia, que favorecem um melhor desempenho profissional”, concluiu.

Mesa Diretora do TCE com Secretaria de AdministraçãoComo forma de reduzir o número de processos que estão com o julgamento paralisado à espera de que sejam devolvidos pela administração estadual, para onde foram enviados em diligências visando resolver pendências, dirimir dúvidas e colher novas informações, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) tem realizado reuniões com dirigentes dos órgãos e secretários para acelerar a resolução das pendências. Segundo o presidente do TCE/BA, conselheiro Gildásio Penedo Filho, existem hoje 3.099 processos com a tramitação paralisada, número que já foi muito superior (chegou a ser de 10 mil) e que tem se reduzido nos últimos anos, graças justamente ao esforço desenvolvido para a resolução das pendências por parte da administração estadual.

A Mesa Diretora do TCE, composta pelo presidente, pelo vice-presidente, Marcus Presídio, e pelo corregedor, Inaldo da Paixão Santos Araújo, já se reuniu com os secretários estaduais de Administração, Educação e Saúde, e com o comando da Polícia Militar, áreas onde se concentra a maior quantidade de processos em diligência. Quem tem maior volume retido é a Secretaria de Educação, com 736 processos, seguindo-se Secretaria de Administração (605), Polícia Militar (603) e Secretaria da Saúde (345).

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A redução do número de processos em tramitação, além de beneficiar as partes envolvidas nos processos, é importante também para o Governo do Estado, que se beneficia do aumento na sua arrecadação com o ingresso dos recursos provenientes da compensação previdenciária. Como é seu papel constitucional, a Corte de Contas tem que apreciar a legalidade de todos os pedidos de aposentadorias de servidores e somente após a manifestação oficial do TCE é que se consolida o ato aposentador.

A apreciação da Corte de Contas cria as condições para que o INSS libere os créditos relativos à contrapartida financeira paga aos Regimes Próprios de Previdência Social, nos casos em que servidores aposentados pelos estados ou pelos municípios tenham contribuído para o regime geral de Previdência Social, o que gerou, em 2017, a quantia de R$ 268 milhões, valor que deverá ser ainda maior este ano, uma vez que só até o mês de junho a compensação previdenciária já gerou R$ 144 milhões para os cofres estaduais.

2018 07 JornadasTecnicas 3aEdicao Como sistemas informatizados podem auxiliar os órgãos de controle na interação com outros órgãos do Estado? O pós-doutor em Realidade Virtual Remis Balaniuk, auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), tratou do assunto na apresentação “Interação com outros órgãos do Estado por meio de sistemas informatizados de controle”, ocorrida nesta quarta-feira (25.07), na sala de treinamento da ECPL. O especialista reconheceu os avanços do TCE/BA no intercâmbio de informações com o estado por meio do Sistema Mirante e do Núcleo de Informações Estratégicas (NIE).

Ao anunciar o palestrante, o presidente do TCE/BA, Gildásio Penedo Filho, deu ênfase a sua excelência curricular, destacando a importância do programa Jornadas Técnicas para o corpo técnico da Casa de Controle. “Este programa tem como propósito o aperfeiçoamento dos profissionais do TCE/BA e o intercâmbio de informações. Portanto, aproveitem ao máximo o amplo conhecimento do auditor do TCU para que avancemos nos nossos projetos”, disse o conselheiro-presidente.

Logo no início da apresentação, o auditor do TCU fez o seguinte questionamento: “Como nós, auditores, podemos utilizar métodos e recursos tecnológicos ao nosso alcance para melhor interagir com outros órgãos de Estado e melhor cumprirmos nossa missão?” Remis Balaniuk ressaltou que os profissionais de hoje estão atolados em dados e, na maioria das vezes, não sabem como tirar proveito disso. Para mudar essa realidade, o especialista considera fundamental transformar dados em conhecimento e ainda que os auditores estejam sempre em busca de aperfeiçoamento profissional com a intenção de se adequar às novas tecnologias do ramo.

palestranteremisAo apresentar a pesquisa “The Future of Employment”, que aponta diversas profissões fadadas ao desaparecimento em razão dos avanços tecnológicos, Remis chamou a atenção para o trabalho de auditoria, que está entre as 17 ocupações com maior possibilidade de serem substituídas. “A principal tarefa do auditor poderia deixar de ser a de certificar o que dizem os dados para ser a de interpretar os dados. Menos conformidade e mais prospecção”, concluiu.

Durante sua explanação, o auditor do TCU sugeriu hipóteses, a exemplo de interagir com outros órgãos e parceiros por meio do compartilhamento de dados, além de utilizar a experiência adquirida para transformar dados em conhecimento. O palestrante discorreu ainda sobre a realidade dos sistemas centralizados oficiais, que sinalizam baixa integração e apresentam plataformas obsoletas e confiabilidade e qualidade questionáveis.

Remis apresentou estratégias palpáveis, como a busca de soluções prontas, auxílio da TI ou contratação emergencial, ou ainda a busca de ajuda do próprio auditado para extrações de dados. Outra visão possível é adotar a Business Intelligence, considerada a espinha dorsal dos sistemas de TI, criando um repositório com dados brutos mais úteis, com bases analíticas.

gildasiopenedoEle relatou que o TCU adotou a visão Business Itelligence ++, com repositórios de dados internalizados e com diversos ambientes de consulta, além de investir em acordos de cooperação, permitindo ferramentas de apoio ao auditor, que são baseadas nos dados internalizados e modelos analíticos. “Temos equipes dedicadas na TI e na área finalística. E estamos investindo em um plano de capacitação para criar um perfil de auditor cientista de dados”, explicou.

Ao final, o auditor federal enalteceu a missão de tornar acessíveis e úteis informações que dão suporte às ações de controle externo e divulgou a plataforma de integração de dados, que possui 85 bases de dados, 52 parceiros e 411 usuários, além de produtos e serviços, a exemplo do DGI Consultas, Modelo Probabilístico de Risco de Conluio na Relação Unidade Gestora x Fornecedor, Monitoramento Integrado para o Controle de Aquisições, Análise de Licitações Editais, o Sistema de Orientação sobre Fatos e Indícios para o Auditor (SOFIA), entre outros.

DEPOIMENTOS

plateiaecpl“A palestra do professor e auditor Remis Balaniuk foi de grande relevância, especialmente pelo enfoque prático, já que tivemos um panorama das principais ferramentas de análise de dados utilizadas pelo TCU, podendo compará-las com as que já dispomos. Fico feliz em poder verificar que estamos no caminho certo, pois nossos recursos estão com desenvolvimento em estágio equivalente ao do órgão federal de controle, naturalmente que guardadas as proporções. Aproveitamos a oportunidade para apresentar o nosso Sistema Mirante e o funcionamento do nosso Núcleo de Informações Estratégicas (NIE) ao palestrante, que em sua explanação reconheceu o avanço de nossas ações".

José Raimundo Bastos de Aguiar, Superintendente Técnico do TCE/BA

"A apresentação deixou claro que o nosso Tribunal tem atuado na mesma direção do TCU quando se trata da utilização de recursos de tecnologia da informação. Nosso caso, diferentemente das soluções adotadas pelo TCU onde os auditores fazem cruzamentos de dados diretamente através de consultas nas bases, os nossos auditores não necessitam de grandes conhecimento de informática para fazer cruzamentos de dados de diferentes fontes de informação, pois usam recursos muito intuitivos de Business Intelligence".

Edmilson Santos Galiza, diretor do Cedasc.

Portal 5O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), por intermédio da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), promove, no dia 25 de julho, às 15h, na sala de treinamento da ECPL, a terceira edição do evento Jornadas Técnicas. Pós-doutor em Realidade Virtual pela Stanford University, o auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Remis Balaniuk, abordará o tema “Interação com outros órgãos do Estado por meio de sistemas informatizados de controle”.

Os interessados devem acessar o site do TCE/BA (www.tce.ba.gov.br/eventos) ou ligar para o ramal 54505. O evento tem o objetivo de criar um ambiente de atualização de conhecimentos técnicos com a disseminação e a troca de saberes em temas atuais e relevantes para o controle externo.

CURRÍCULO DO PALESTRANTE

Remis Balaniuk é auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), professor e pesquisador da Universidade Católica de Brasília (UCB). Remis é pós-doutor em Realidade Virtual pela Stanford University – EUA, doutor em informática pelo Institut Nacional Polytechnique de Grenoble – França e mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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