- 03 de Mai de 2017
O Dia Nacional do Taquígrafo foi comemorado, nesta quarta-feira (3.05), em sessão plenária especial da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O evento, que homenageou taquígrafos de diversos órgãos públicos, teve como representantes do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) as taquígrafas Jacqueline Santana do Rosário, chefe do Serviço de Taquigrafia; Rita de Cássia Costa de Souza e Glauce Teixeira, o auditor e conselheiro substituto Almir Pereira, que representou o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, e o secretário-geral do TCE/BA, Luciano Chaves de Farias.
Durante o evento, foi ressaltada a importância da taquigrafia – sistema de registro da linguagem oral por meio de sinais – no registro da memória dos órgãos da administração pública. Houve ainda diversas homenagens, música ao vivo, entrega de buquês de flores, apresentação de coral e exibição de vídeo. Para o secretário-geral do TCE/BA, Luciano Chaves de Farias, a taquigrafia é especialmente necessária nos Tribunais, no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas. “O evento de hoje é o reconhecimento de uma profissão que muitas vezes passa despercebida, mas é fundamental em qualquer sessão plenária ou audiência. Eles são os responsáveis pelo registro fiel das narrativas, acontecimentos, julgamentos, pelo bom andamento de toda e qualquer sessão pública”, afirmou Luciano.
O Presidente da União Nacional dos Taquígrafos (UNATAQ), Marcius Fernandes, resumiu em poucas palavras o que é ser taquígrafo. “É ter a alegria de fazer os registros do que acontece dentro de um plenário, é escrever a história dos parlamentos, dos judiciários, deste País. É fazer o que se gosta com dedicação e amor, é passar credibilidade e, consequentemente, ter fé de ofício”, disse.
Para a chefe de taquigrafia do TCE/BA, Jacqueline Santana do Rosário, o evento fez uma justa homenagem à profissão. “Eventos como este são um grande passo de reconhecimento do trabalho realizados por nós, taquígrafos. Hoje já existe uma conscientização da importância do nosso trabalho, que é indispensável em razão da rapidez e fidedignidade com que se registra o que foi declarado oralmente. O próprio poder Judiciário já se manifestou uma vez dizendo que, em caso de dúvida entre as notas taquigráficas e possíveis documentos, devem prevalecer as notas taquigráficas”, explicou.
- 28 de Abril de 2017
A Caravana da Ouvidoria encerrou, nesta quinta-feira (27.04), a segunda etapa do oitavo roteiro de viagens atingindo 390 mil ouvintes de Itamaraju, Itabela e Porto Seguro. Na fase final do projeto itinerante, o ouvidor Paulo Figueiredo concedeu entrevista na Rádio Porto Brasil FM 88,7, durante o programa Porto Brasil Notícias, apresentado pelo radialista Tarcísio Vieira. A entrevista atingiu cerca de 60 mil ouvintes. Paulo Figueiredo convocou os ouvintes a participar da missão do controle social, reafirmando que qualquer cidadão pode e deve fazer a sua parte quando perceber ou desconfiar de irregularidades envolvendo o dinheiro público.
Tarcísio Vieira convidou os ouvintes a participar da entrevista e a formular perguntas ao ouvidor do TCE. O resultado foi um bate-papo com muitos esclarecimentos sobre gestão pública, improbidade administrativa, paralisação de obras, apuração das denúncias e o julgamento das contas e as possíveis penalizações.
O ouvidor descreveu ainda o passo a passo que o cidadão deve seguir para acessar a Ouvidoria do TCE e fazer a sua manifestação. O servidor aproveitou ainda para distribuir exemplares da cartilha em quadrinhos “O TCE/BA quer ouvir você, “Você no Controle”, "Heróis da Cidadania Conhecem o TCE" e a “Versão Cidadão do Parecer e Relatório Prévio das Contas do Poder Executivo”. A direção das emissoras anunciou que vai sortear os produtos de comunicação para os ouvintes interessados em zelar pela boa aplicação dos recursos públicos.
O entrevistador destacou o compromisso do TCE/BA com a sociedade e esclareceu que a entrevista ultrapassou o tempo estimado por conta da sua relevância e da participação efetiva dos ouvintes. “Espero que o cidadão faça parte desse projeto, participe e denuncie ao perceber qualquer irregularidade. É o nosso dinheiro que está em jogo. Espero que vocês voltem mais vezes. Parabéns pelo trabalho”.
Com a conclusão do oitavo roteiro, a Caravana da Ouvidoria contabiliza 74 rádios comerciais e comunitárias visitadas.
- 27 de Abril de 2017
O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) firmou convênio com cinco órgãos para acesso on line, por meio da rede mundial de computadores, ao Sistema de Observação das Contas Públicas – Mirante, desenvolvido pelo TCE/BA. O sistema inclui a utilização de recursos de Business Intelligence (BI) para a realização de consultas, cruzamento de dados e geração de relatórios padronizados e de recurso de construção de consulta disponível no sistema, objetivando apoiar as atividades de controle interno dos órgãos signatários, por meio da atuação de suas unidades orçamentárias, gestoras, administrativas e de controle.
O convênio foi firmado com os seguintes órgãos: Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR); Fundação da Criança e Adolescente (Fundac); Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM); Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa); Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP/BA) e Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri).
- 27 de Abril de 2017
O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) lançou, na sessão plenária desta quinta-feira (27.04), o Manual “Como Solicitar Serviços à Ascom”. A publicação tem por objetivo padronizar procedimentos na realização de trabalhos solicitados à Ascom, visando trazer mais agilidade, eficiência e eficácia nas demandas de comunicação interna e externa do TCE/BA.
O presidente do TCE/BA, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, destacou a importância do Manual na atual fase da Corte de Contas em busca da aproximação com a sociedade. “É do conhecimento de todos que um dos principais objetivos do TCE/BA é se aproximar cada vez mais da sociedade. No Tribunal, esse papel tem grande contribuição da Assessoria de Comunicação e, para facilitar, foi criado o Manual 'Como solicitar serviços à Ascom'. A Presidência apoiou a decisão para que juntos possamos fazer o controle externo e social. Desde então, parabenizo a todos que contribuíram para a construção desse manual. Parabéns à Ascom".
Contendo 20 páginas, o Manual explica o passo a passo a ser seguido para que as áreas do TCE/BA solicitem notas e matérias, cobertura de eventos, peças publicitárias de produção interna e externa, e publicações diversas. A versão impressa do Manual “Como Solicitar Serviços à Ascom” está disponível na Ascom e na Gebid. A versão digital encontra-se disponível na sessão de publicações do Portal do TCE/BA (CONFIRA AQUI).
- 27 de Abril de 2017
Considerada como estudo da relação entre o homem e o seu ambiente de trabalho, a ergonomia oferece ao indivíduo o conforto adequado e os métodos de prevenção de acidentes e de patologias específicas para cada tipo de atividade executada. Visando à melhoria na qualidade de vida dos servidores, a Escola de Contas José Borba Pedreira Lapa (ECPL), juntamente com a equipe da Presidência do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), contratou um estudo ergonômico.
Dirigido pela fisioterapeuta Patricia Gisele de Araújo, o estudo é dividido em três fases: avaliação individual em cada setor do TCE/BA; relatório baseado nas observações das avaliações com apresentação dos resultados para todos os servidores e, por último, a implantação da ginástica laboral dentro do TCE/BA duas vezes na semana, até dezembro deste ano. Na primeira fase do estudo, a fisioterapeuta visita cada posto de trabalho, faz medições, fotografa e observa a postura de cada servidor, assim como a utilização e adequação do mobiliário do setor.
Para a gerente da ECPL, Olgacy Devay Torres de Freitas, o estudo ergonômico visa despertar em cada servidor a importância da postura corporal correta no ambiente de trabalho. “A má postura e as lesões por esforços repetitivos, ao logo do tempo, causam diversos males que prejudicam e comprometem a saúde do trabalhador, impossibilitando, muitas vezes, que esse indivíduo permaneça executando a mesma função em decorrência, por exemplo, de uma deficiência motora. Queremos despertar este olhar em cada servidor. Esperamos que todos aceitem esta nova proposta de trabalho, disse.
Para Patricia Gisele, a palavra-chave é consciência. “Eu observo que muitas vezes o mobiliário do setor de trabalho está correto, mas o servidor não o utiliza adequadamente, causando problemas na postura, por exemplo. Não adianta o mobiliário estar dentro da norma NR17, que é uma das mais importantes no estudo da segurança do trabalho, se o colaborador não sabe exatamente como utilizar o mobiliário, a exemplo de uma cadeira que podemos regular altura e encosto. Então, quero promover uma conscientização em cada servidor. Quero que eles entendam que manter uma postura adequada, ergonomicamente correta, evita futuras lesões”, revelou a fisioterapeuta.
A apresentação do relatório do estudo ergonômico está prevista para a segunda semana de maio.
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