Recicle Já Bahia aponta TCE/BA como exemplo em coleta seletiva

A terceira etapa da campanha Me Poupe, lançada pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) para evitar o desperdício de recursos e materiais no ambiente de trabalho, começa com uma notícia muito positiva. Noventa por cento da seleção do papel reciclável recolhido nas salas do TCE/BA é feita de forma correta pelos servidores, o que ajuda a preservar o meio ambiente. O dado foi fornecido pelo Recicle Já Bahia, programa responsável pelo monitoramento da coleta seletiva no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

A coordenadora do programa de reciclagem, Vanuza Gazar, avalia que o empenho dos servidores do Tribunal tem sido decisivo no reaproveitamento do papel coletado, o que representa mais economia de energia e preservação do meio ambiente. “O monitoramento mostra que o TCE/BA é uma das instituições mais comprometidas com a coleta seletiva. Os servidores estão de parabéns ao colaborar de forma adequada com a coleta de papel reciclável”, elogia. Trata-se, segundo ela, de um exemplo a ser seguido, haja vista que a reciclagem contribui ainda para a diminuição da derrubada de árvores e da poluição, e para o aumento da vida útil dos aterros sanitários.

Além de contar com a colaboração de seus servidores, o TCE/BA adotou medidas visando ao consumo sustentável de papel em seus setores. Uma das mais importantes: desde 1º de julho deste ano, todos os novos processos autuados no Tribunal estão sendo tramitados por meio eletrônico. Outra ação relevante foi a implantação, desde junho de 2016, do serviço outsourcing de impressão, viabilizado por meio de contrato com uma empresa especializada.

Em vez da compra de impressoras, o TCE/BA optou pelo aluguel dos equipamentos. Os toners passaram a ser fornecidos pela própria empresa, o que ajudou ainda mais na redução dos custos. Com isso, houve diminuição no número de impressoras em cada setor. Para se ter uma ideia, setores que tinham anteriormente cinco impressoras passaram a ter apenas duas, o que vem facilitando o controle da quantidade de papel gasto. Foi implantado também um sistema que acompanha o número de impressões e o custo mensal de cada setor. Dessa forma, pode ser feita uma reavaliação do volume de papel consumido com impressões a fim de evitar futuros gastos.


COMO REDUZIR O CONSUMO DE PAPEL:

Utilize papéis usados como rascunho

Imprima no modo frente e verso

Imprima apenas documentos importantes

Utilize e-mail para tratar de assuntos internos

Testes de glicemia marcam campanha de prevenção ao diabetes"Se Cuide! Faça o exame de glicemia". A mensagem é um convite para que os servidores do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) compareçam em peso, na sexta-feira (11.11), no estande instalado no térreo do edifício Conselheiro Joaquim Batista Neves, das 8h às 9h30, para verificar os níveis de glicose no sangue.

Idealizada pelo Serviço Social (Seras), a Campanha de Prevenção ao Diabetes integra a programação do Dia Mundial do Diabetes – 14 de novembro, criada pela International Diabetes Federation (IDF), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para chamar a atenção ao crescente número de casos da doença em todo o mundo.

As consequências do diabetes, a longo prazo, incluem disfunção e falência de vários órgãos, especialmente rins, olhos, nervos, coração e vasos sanguíneos. Quando não controlada, a enfermidade traz consequências graves. É a causa mais comum de amputação de membros inferiores não-traumática. Pode provocar cegueira irreversível, doença crônica renal, partos prematuros e mortalidade materna.

O diabetes tipo 1 é capaz de reduzir a expectativa de vida em 15 anos. Para o tipo 2, a expectativa de vida é reduzida de 5 a 7 anos. Adultos com diabetes têm risco duas a quatro vezes maior de apresentar doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral.

PREVINA-SE CONTRA O DIABETES:

1 – Pratique atividades físicas regularmente;

2 – Reduza o seu peso (entre 5% a 10% do peso);

3 – Aumente a ingestão de fibras alimentares (frutas, verduras, legumes, cereais integrais);

4 – Evite o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura saturada e colesterol (gorduras de origem animal, carne de porco, linguiça, embutidos em geral, frutos do mar, miúdos, vísceras, pele de frango, gema de ovo, carne vermelha com gordura aparente, leite e iogurte integral, manteiga, creme de leite, leite de coco, azeite de dendê e chocolate), além de carboidratos simples (açúcar, mel, garapa, melaço, rapadura e doces em geral);

5 – Não fume;

6 – Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Nova edição do livro

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) convida para o lançamento do livro "Caminhos de Contas - A História do Tribunal de Contas do Estado da Bahia", edição revista e ampliada, da autoria de Dilton Oliveira de Araújo e Geraldo Ramos Soares. O lançamento ocorrerá às 14h30 do dia 8/11/2016, quando os autores receberão os cumprimentos e recepcionarão os convidados no foyer do Plenário.

Local: Plenário do TCE/BA
Data: 8/11/2016
Horário: 14h30

Auditor do TCE/BA é 3º lugar no 9º Prêmio SOF de Monografias

O auditor estadual de controle externo Bruno Ventim, da Gerência 7 D do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), foi o terceiro colocado do 9º Prêmio SOF de Monografias 2016, que teve como tema “A qualidade do gasto público com a Lei Rouanet: uma análise da eficácia da política pública”. O concurso teve por objetivo estimular a pesquisa sobre orçamento público, seus problemas, desafios e perspectivas, reconhecendo trabalhos de qualidade e de aplicabilidade na administração pública.

O prêmio foi a primeira experiência de pesquisa acadêmica do servidor, já que, apesar de possuir duas graduações, ele nunca teve a oportunidade de passar por um processo de pesquisa e elaboração de um trabalho científico. Para Bruno Ventim, a experiência foi muito gratificante, principalmente por se tratar de um tema que possui uma forte ligação com a sua realidade profissional.

O servidor disse ainda que a vivência como auditor no TCE/BA foi essencial na elaboração do trabalho. “O TCE/BA é uma instituição de reconhecida capacidade técnica na área de auditoria operacional. Tive a oportunidade de participar de algumas delas e essa experiência me ajudou muito na elaboração do trabalho. Foi gratificante perceber como a prática profissional pode caminhar tão próximo da pesquisa acadêmica”, conclui.

O 9º Prêmio SOF de Monografias foi promovido pela Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SOF/MP) em parceria com a Escola de Administração Fazendária (ESAF), tendo o apoio da Associação Brasileira de Orçamento Público (ABOP) e o patrocínio do Banco do Brasil.

Confira o resultado do prêmio aqui.

Servidores da Uefs e da SEC participam de treinamento da ECPL

Vinte servidores da Unidade de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pessoal da Pró-reitoria de Administração e Finanças da Universidade Federal de Feira de Santana (Uefs) participaram, na segunda-feira (31.10), do Treinamento em Controle e Prestação de Contas de Convênios, ministrado no Campus da Uefs pela Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL).

O mesmo treinamento foi ministrado, dia 27.10, para 30 servidores da Secretaria de Educação do Estado (SEC) que atuam como controladores internos de convênios administrativos. A ação da ECPL foi modelada a partir da demanda da Unidade de RH da Uefs e da Assessoria de Planejamento e Gestão da SEC, que identificaram a necessidade de formação permanente de seus quadros, reconhecendo na Escola de Contas do TCE/BA a referência de expertise para tratar do assunto.

Na avaliação do diretor da ECPL, Luciano Chaves, instrutor do treinamento, “as parcerias entre os órgãos do estado para a promoção da qualificação dos agentes públicos é fundamental na atuação preventiva e no cumprimento do papel orientador do Tribunal na relação com os jurisdicionados, configurando-se numa importante contribuição da ECPL para o aperfeiçoamento da Administração Pública Estadual”.

2016 11 Nota ECPLnaSEC 1

2016 11 Nota ECPLnaSEC 2

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