- 15 de Março de 2016
Vinte e dois servidores participam do Programa de Capacitação para Profissionais de Secretariado, promovido pela Secretaria da Administração (Saeb), por meio da Diretoria de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas - DDE, em parceria com a Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL). O curso será ministrado por instrutores da Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS), na sala de treinamento da ECPL, nos dias 08.03, 15 a 18.03, 22 e 23.03, 29 a 31.03 e 05 e 06.04, das 8h30 às 12h30.
A capacitação tem o objetivo de promover a melhoria contínua dos serviços prestados pelo Estado adequando o quadro de servidores aos novos perfis profissionais requeridos pelo setor público, mediante o alinhamento das competências necessárias aos serviços de assessoria e suporte aos dirigentes. O conteúdo será desenvolvido nos seguintes módulos: Abordagem Inicial (08.03), Comportamento Profissional (15 a 18.03), Ética e Moral no Serviço Público (22 e 23.03), Redação Técnica (29 a 1.03) e Organização de Eventos (05 e 06.04).
Nesta terça-feira (15.03), os participantes tiveram acesso ao módulo Comportamento Profissional, que será trabalhado ainda em dois momentos (16 e 18.03). A instrutora Izabel Araújo, também coordenadora do Programa de Capacitação, foi responsável por repassar o conhecimento. "Contemplamos nesse módulo competências essenciais, gestão de conflitos e construímos uma trilha de aprendizagem que vai nos dar subsídios para fututos cursos oferecidos pela Universidade Corporativa".
O curso tem carga horária de 44 horas. O segundo módulo terá ao todo 12 horas. Ao final, as secretárias terão todo repertório de conhecimento para atuação profissional, seja com o desenvolvimento de competências técnicas e humanas.
Só terá direito ao certificado, aquele que participar de todos os módulos.
- 15 de Março de 2016
O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) rejeitou, nesta terça-feira (15.03), recurso impetrado pelo ex-presidente da Fundação de Apoio ao Cidadão e de Mobilização Social de Feira de Santana (FAMFS), Antonio Lopes Ribeiro e, por unanimidade, manteve a desaprovação das contas do Convênio nº 166/97, firmado entre a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) e aquela entidade, com a responsabilização financeira do ex-gestor no valor de R$ 287.351,07, recursos que deverão ser restituídos aos cofres públicos com a devida atualização monetária.
A desaprovação das contas do convênio, constante do Acórdão 764/2014, aconteceu no âmbito da 2ª Câmara do TCE/BA, com base no opinativo dos auditores da 5ª Coordenação de Controle Externo, que registraram a existência da realização de pagamentos sem a devida comprovação dos serviços prestados.
Na análise dos recursos, os órgãos técnicos do TCE/BA concordaram que o recorrente não apresentou documentação capaz de reformar a decisão anterior, posição que foi acompanhada pela representação da Procuradoria Geral do Estado junto ao TCE e pelo Ministério Público de Contas. No seu voto, que foi acompanhado por todos os demais conselheiros, o conselheiro relator João Evilásio Bonfim reconheceu a tempestividade do pedido, mas considerou que não foram apresentadas razões suficientes para que a decisão tomada pelos membros da 2ª Câmara fosse reformada.
- 14 de Março de 2016
Responsável pela condução da fase de entrevistas dos candidatos às vagas de estágios no Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), a Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL) concluiu nesta segunda-feira (14.03), na sala de treinamento da ECPL, a seleção para a vaga do estagiário de Publicidade e Jornalismo para a Assessoria de Comunicação (Ascom). Os candidatos foram entrevistados pelo assessor de Comunicação Paixão Barbosa, pelo assistente de comunicação Gustavo Rozário, a assessora da ECPL, Cristina Maria Moura Ferreira, e a assistente Cristiane Mary Vasconcelos Silva.
Participaram do processo seletivo nove estudantes, sendo que seis de Publicidade e três de Jornalismo. Os selecionados para cada área irão estagiar no turno vespertino. Os candidatos selecionados vão atuar em jornadas semanais de 20 horas, e receberão auxílio-transporte e bolsa-auxílio de R$ 660. Os estudantes que não foram selecionados irão integrar o banco de dados da ECPL. Já o candidato escolhido será informado no próximo dia 24.03, quando todos os dez cursos tiverem concluído a etapa de entrevistas.
Depois da entrevista, os aspirantes à vaga de Jornalismo tiveram que escrever um texto sobre o Carvanal de Salvador. A avaliação foi aplicada pela Ascom e teve como objetivo verificar o conhecimento gramatical, a escrita e o conteúdo argumentativo dos três universitários.
Confira a lista de candidatos:
JORNALISMO
- Bárbara Maria Santos Silva
- Paulo Vinícius Santos Carmo
- Lucas Santos Bispo
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- Igor dos Santos Pereira
- Ueslei Felipe dew Jesus Rodrigues
- Ismael Carvalho da Silva Santos
- Paula Verônica Grave Rodrigues
- Bianca Euline Campos Pereira
- Lorena Aparecido Botelho
- 11 de Março de 2016
As entrevistas dos candidatos à vaga de estágio em Publicidade para Assessoria de Comunicação (Ascom) foram realizadas, nesta sexta-feira (11.03), na sala de treinamento da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), com a participação de três estudantes. A penúltima etapa do processo seletivo de candidatos a estágio de nível superior contou com a formulação de perguntas por uma banca avaliadora, formada pelo gerente da Ascom, Marcos Navarro, pelo assistente de comunicação Gustavo Rozário, a assessora da ECPL, Cristina Maria Moura Ferreira, e a assistente Cristiane Mary Vasconcelos Silva.
O processo seletivo teve por objetivo selecionar um estudante para desenvolver suas habilidades na área de criação de peças publicitárias e designer gráfico no turno matutino. O escolhido vai atuar em jornadas semanais de 20 horas, e receberá auxílio-transporte e bolsa-auxílio de R$ 660. Os estudantes que não foram selecionados irão integrar o banco de dados da ECPL. Já o candidato escolhido será informado no próximo dia 24.03, quando todos os dez cursos tiverem concluído a etapa de entrevistas.
Durante a seleção, os candidatos assistiram ao vídeo institucional “O TCE mais perto de você” e tiveram acesso à revista em quadrinhos "Você no Controle".
Em seguida, o gerente da Ascom apresentou um case e solicitou que cada um elaborasse a melhor estratégia publicitária. A dinâmica avaliou os conhecimentos teóricos dos participantes, os efeitos das ações e das soluções apresentadas.
Confira a lista de candidatos:
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- Anderson Santana Ramos Reis
- Cleber Araújo Silva
- Luiza Fabiane Almeida da Silva
- 10 de Março de 2016
Com a aprovação de todos os conselheiros presentes à sessão plenária desta quinta-feira (10.03), o auditor de controle externo Daniel Gomes Arruda assumiu a chefia da Auditoria Interna (Audit) do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), substituindo a auditora Marileide Raimundo Cerqueira Silva, que ocupou o cargo nos últimos dois anos. A substituição, como informou o presidente do TCE/BA, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, atende à determinação legal que fixa o prazo de dois anos para a gestão do chefe da Auditoria Interna, de modo improrrogável.
O novo chefe da Audit, Daniel Gomes Arruda, é auditor de controle externo do TCE/BA, tendo ingressado na instituição em 1989, por meio de concurso público, como agente de controle externo. Foi Gerente de Auditorias durante 11 anos e, nos últimos anos, integrava a 6ª Coordenadoria de Controle Externo. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), ele é, há 22 anos, professor universitário.
Durante a sessão, os conselheiros Pedro Henrique Lino e Gildásio Penedo teceram elogios ao novo chefe da Audit, enaltecendo sua trajetória dentro do TCE/BA. O presidente Inaldo Araújo, além de acompanhar os elogios ao novo ocupante do cargo, destacou a competência e eficiência com que a auditora Marileide Raimundo desempenhou suas funções durante os dois anos à frente da unidade, agradecendo em nome de todo o tribunal pelos bons serviços prestados.
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