IMG 7148Vinte e dois servidores participam do Programa de Capacitação para Profissionais de Secretariado, promovido pela Secretaria da Administração (Saeb), por meio da Diretoria de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas - DDE, em parceria com a Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL). O curso será ministrado por instrutores da Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS), na sala de treinamento da ECPL, nos dias 08.03, 15 a 18.03, 22 e 23.03, 29 a 31.03 e 05 e 06.04, das 8h30 às 12h30.

A capacitação tem o objetivo de promover a melhoria contínua dos serviços prestados pelo Estado adequando o quadro de servidores aos novos perfis profissionais requeridos pelo setor público, mediante o alinhamento das competências necessárias aos serviços de assessoria e suporte aos dirigentes. O conteúdo será desenvolvido nos seguintes módulos: Abordagem Inicial (08.03), Comportamento Profissional (15 a 18.03), Ética e Moral no Serviço Público (22 e 23.03), Redação Técnica (29 a 1.03) e Organização de Eventos (05 e 06.04).

IMG 7119Nesta terça-feira (15.03), os participantes tiveram acesso ao módulo Comportamento Profissional, que será trabalhado ainda em dois momentos (16 e 18.03). A instrutora Izabel Araújo, também coordenadora do Programa de Capacitação, foi responsável por repassar o conhecimento. "Contemplamos nesse módulo competências essenciais, gestão de conflitos e construímos uma trilha de aprendizagem que vai nos dar subsídios para fututos cursos oferecidos pela Universidade Corporativa".

O curso tem carga horária de 44 horas. O segundo módulo terá ao todo 12 horas. Ao final, as secretárias terão todo repertório de conhecimento para atuação profissional, seja com o desenvolvimento de competências técnicas e humanas.

Só terá direito ao certificado, aquele que participar de todos os módulos.

PlenárioO plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) rejeitou, nesta terça-feira (15.03), recurso impetrado pelo ex-presidente da Fundação de Apoio ao Cidadão e de Mobilização Social de Feira de Santana (FAMFS), Antonio Lopes Ribeiro e, por unanimidade, manteve a desaprovação das contas do Convênio nº 166/97, firmado entre a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) e aquela entidade, com a responsabilização financeira do ex-gestor no valor de R$ 287.351,07, recursos que deverão ser restituídos aos cofres públicos com a devida atualização monetária.

A desaprovação das contas do convênio, constante do Acórdão 764/2014, aconteceu no âmbito da 2ª Câmara do TCE/BA, com base no opinativo dos auditores da 5ª Coordenação de Controle Externo, que registraram a existência da realização de pagamentos sem a devida comprovação dos serviços prestados.

Na análise dos recursos, os órgãos técnicos do TCE/BA concordaram que o recorrente não apresentou documentação capaz de reformar a decisão anterior, posição que foi acompanhada pela representação da Procuradoria Geral do Estado junto ao TCE e pelo Ministério Público de Contas. No seu voto, que foi acompanhado por todos os demais conselheiros, o conselheiro relator João Evilásio Bonfim reconheceu a tempestividade do pedido, mas considerou que não foram apresentadas razões suficientes para que a decisão tomada pelos membros da 2ª Câmara fosse reformada.

IMG 7092Responsável pela condução da fase de entrevistas dos candidatos às vagas de estágios no Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), a Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL) concluiu nesta segunda-feira (14.03), na sala de treinamento da ECPL, a seleção para a vaga do estagiário de Publicidade e Jornalismo para a Assessoria de Comunicação (Ascom). Os candidatos foram entrevistados pelo assessor de Comunicação Paixão Barbosa, pelo assistente de comunicação Gustavo Rozário, a assessora da ECPL, Cristina Maria Moura Ferreira, e a assistente Cristiane Mary Vasconcelos Silva.

Participaram do processo seletivo nove estudantes, sendo que seis de Publicidade e três de Jornalismo. Os selecionados para cada área irão estagiar no turno vespertino. Os candidatos selecionados vão atuar em jornadas semanais de 20 horas, e receberão auxílio-transporte e bolsa-auxílio de R$ 660. Os estudantes que não foram selecionados irão integrar o banco de dados da ECPL. Já o candidato escolhido será informado no próximo dia 24.03, quando todos os dez cursos tiverem concluído a etapa de entrevistas.

Depois da entrevista, os aspirantes à vaga de Jornalismo tiveram que escrever um texto sobre o Carvanal de Salvador. A avaliação foi aplicada pela Ascom e teve como objetivo verificar o conhecimento gramatical, a escrita e o conteúdo argumentativo dos três universitários.

IMG 7110

Confira a lista de candidatos:

JORNALISMO

- Bárbara Maria Santos Silva
- Paulo Vinícius Santos Carmo
- Lucas Santos Bispo

PUBLICIDADE

- Igor dos Santos Pereira
- Ueslei Felipe dew Jesus Rodrigues
- Ismael Carvalho da Silva Santos
- Paula Verônica Grave Rodrigues
- Bianca Euline Campos Pereira
- Lorena Aparecido Botelho

 

 

IMG 7030As entrevistas dos candidatos à vaga de estágio em Publicidade para Assessoria de Comunicação (Ascom) foram realizadas, nesta sexta-feira (11.03), na sala de treinamento da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), com a participação de três estudantes. A penúltima etapa do processo seletivo de candidatos a estágio de nível superior contou com a formulação de perguntas por uma banca avaliadora, formada pelo gerente da Ascom, Marcos Navarro, pelo assistente de comunicação Gustavo Rozário, a assessora da ECPL, Cristina Maria Moura Ferreira, e a assistente Cristiane Mary Vasconcelos Silva.

O processo seletivo teve por objetivo selecionar um estudante para desenvolver suas habilidades na área de criação de peças publicitárias e designer gráfico no turno matutino. O escolhido vai atuar em jornadas semanais de 20 horas, e receberá auxílio-transporte e bolsa-auxílio de R$ 660. Os estudantes que não foram selecionados irão integrar o banco de dados da ECPL. Já o candidato escolhido será informado no próximo dia 24.03, quando todos os dez cursos tiverem concluído a etapa de entrevistas.

Durante a seleção, os candidatos assistiram ao vídeo institucional “O TCE mais perto de você” e tiveram acesso à revista em quadrinhos "Você no Controle". 

Em seguida, o gerente da Ascom apresentou um case e solicitou que cada um elaborasse a melhor estratégia publicitária. A dinâmica avaliou os conhecimentos teóricos dos participantes, os efeitos das ações e das soluções apresentadas.

Confira a lista de candidatos:

PUBLICIDADE

- Anderson Santana Ramos Reis
- Cleber Araújo Silva
- Luiza Fabiane Almeida da Silva

2016 03 Nota DanielArrudaEMarileide

Com a aprovação de todos os conselheiros presentes à sessão plenária desta quinta-feira (10.03), o auditor de controle externo Daniel Gomes Arruda assumiu a chefia da Auditoria Interna (Audit) do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), substituindo a auditora Marileide Raimundo Cerqueira Silva, que ocupou o cargo nos últimos dois anos. A substituição, como informou o presidente do TCE/BA, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, atende à determinação legal que fixa o prazo de dois anos para a gestão do chefe da Auditoria Interna, de modo improrrogável.

O novo chefe da Audit, Daniel Gomes Arruda, é auditor de controle externo do TCE/BA, tendo ingressado na instituição em 1989, por meio de concurso público, como agente de controle externo. Foi Gerente de Auditorias durante 11 anos e, nos últimos anos, integrava a 6ª Coordenadoria de Controle Externo. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), ele é, há 22 anos, professor universitário.

Durante a sessão, os conselheiros Pedro Henrique Lino e Gildásio Penedo teceram elogios ao novo chefe da Audit, enaltecendo sua trajetória dentro do TCE/BA. O presidente Inaldo Araújo, além de acompanhar os elogios ao novo ocupante do cargo, destacou a competência e eficiência com que a auditora Marileide Raimundo desempenhou suas funções durante os dois anos à frente da unidade, agradecendo em nome de todo o tribunal pelos bons serviços prestados.

Página 805 de 917