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Autenticação

Mirante - Sistema de Observação das Contas Públicas

 

Objetiva disponibilizar informações úteis para a tomada de decisões  no planejamento e execução de auditoria, com recursos de Business Intelligence (BI), para racionalização dos trabalhos, priorização de atuação, identificação de indícios de irregularidades e atenção em áreas vulneráveis.

 

Como usar recursos de BI no Mirante

  1. Como acessar relatórios pré-definidos
    1. 1.1 Como exportar relatórios pré-definidos
    2. 1.2 Drill Through em relatórios pré-definidos
    3. 1.3 Salvar imagem do gráfico
  2. Como construir sua consulta
    1. 2.1 Exportar a consulta para uma planilha
    2. 2.2 Exportar a consulta para PDF
    3. 2.3 Inserir dados na consulta
    4. 2.4 Excluir dados da consulta
    5. 2.5 Filtrar dados
    6. 2.6 Combinar filtro de dados
    7. 2.7 Ordenar dados
    8. 2.8 Inserir gráfico
    9. 2.9 Salvar imagem do gráfico
    10. 2.10 Renomear uma coluna
    11. 2.11 Criar cálculos
    12. 2.12 Criar Rankings
    13. 2.13 Cortar e Colar uma coluna
    14. 2.14 Executar sem nenhum dado
    15. 2.15 Selecionar Múltiplos Itens
    16. 2.16 Criar tabela cruzada
    17. 2.17 Fazer Drill Through
  3. Referências

AcessarRelCOGNOS 1. Como acessar relatórios pré-definidos

  • No Mirante, clique em links identificados com a imagemAcessarRelCOGNOS ;
  • A depender do relatório, uma tela de filtros será exibida;
  • Informe os filtros, pelo menos os marcados como obrigatórios CampoObrigatorioCOGNOS, e clique em VisualizarCOGNOS;
  • O relatório será processado e aberto;

AcessarRelCOGNOS 1.1 Como exportar relatórios pré-definidos

  • Na barra de ferramentas, clique no ícone FiguraExportarRelatorioPreDefinidoCOGNOS no canto superior direito da tela;
  • Escolha a opção desejada: ExibirPDFCOGNOS Exibir em formato PDF ou ExibirPlanilhaCOGNOS Exibir em planilha.

DrillThroughCOGNOS 1.2 Drill Through em relatórios pré-definidos

  • Em alguns relatórios pré-definidos existe a possibilidade de se chamar outro relatório com informações complementares. Quando o recurso de Drill Through está disponível, as informações do aparecerão sublinhadas, como um link de internet. Basta clicar no link que um segundo relatório com detalhamento da informação será automaticamente executado, com informações relativas e complementares ao link selecionado.

FiguraTipoGraficoCOGNOS 1.3 Salvar imagem do gráfico

  • Gráficos em relatórios pré-definidos podem ser salvos para incorporação em outros documentos fora do Sistema Mirante. Para tanto, clique em uma columa, barra, fatia, legenda etc. do gráfico e clique na opção "Download de gráfico" ou "Salvar imagem como...".

 

ConsultaCOGNOS 2 Como construir sua consulta

  • Uma consulta personalizada pode ser criada com essa funcionalidade, arrastando apenas os campos de interesse no momento. Para um melhor desempenho, é recomendável utilizar o recurso 'Visualizar sem nehum dado', enquanto a consulta ainda estiver sendo construída, ou seja, na fase de inserção dos campos na consulta. Para tanto, escolhe-se a opção 'Executar relatório' e,  posteriormente, 'Visualizar sem nenhum dado', conforme imagem FiguraExecutarSemDadosCOGNOS 
  • Ao final da construção da consulta, para visualização real dos dados, clique no botão de executar (símbolo de play) na barra de ferramentas, conforme figura FiguraExecutarCOGNOS

2.1 Exportar a consulta para uma planilha

  • Na barra de menu, escolha a opção: Executar Relatório;
  • Em seguida, escolha a opção: Exibir em formato de planilha.

Observação: apenas informações tabulares são exportadas. Gráficos são omitidos.

2.2 Exportar a consulta para PDF

  • Na barra de menu, escolha a opção: Executar Relatório;
  • Em seguida, escolha a opção: Exibir em formato PDF.

2.3 Inserir dados na consulta

  • Na barra de menu, escolha a opção: Inserir Dados.;
  • Uma lista com os campos disponíveis para a consulta será exibida;
  • Expanda um assunto de interesse para visualizar os campos disponíveis naquele assunto;
  • Para incluir um item na consulta, dê um duplo clique no item desejado, que ele será automaticamente incluído. Caso esteja trabalhando no Internet Explorer, pode-se incluir itens arrastando e soltando o item desejado na área de preenchemento da consulta.

FiguraExcluirCOGNOS 2.4 Excluir dados da consulta

  • Clique no campo a ser excluído e clique em FiguraExcluirCOGNOS na barra de ferramentas; ou
  • Clique com botão direito do mouse no item a ser excluído do relatório e escolha a opção FiguraExcluirCOGNOS Excluir.

FiguraFiltroCOGNOS 2.5 Filtrar dados

  • Existem duas maneiras de se aplicar filtros na consulta:

2.5.1 Filtros pré-definidos

  • Na bara de menu, escolha a opção: Inserir Dados;
  • Na lista dos campos disponíveis, os filtros podem ser identificados pelo símbolo FiguraFiltroCOGNOS antes de sua descrição. Dê um duplo clique sobre o filtro de interesse para aplicá-lo a consulta.

2.5.2 Filtros customizados

  • Na barra de menu, selecione o campo cuja consulta será filtrada;
  • Clique com o botão direito do mouse;
  • Escolha a opção: Filtro para relatório;
  • Uma tela de seleção de valores será aberta;
  • Escolha ou informe o valor desejado para filtro e clique em OK para aplicá-lo a consulta.
  • Ao informar valor, através do link 'Digitar valores', é possível utilizar operações mais sofisticadas, tais como, 'Correspondências Exatas', 'Inicia com', 'Termina com' e 'Contém' FiguraOperacaoContemCognos
  • A operação 'Contém' é util quando o conteúdo a ser pesquisado está no meio do texto, como, por exemplo, em códigos de subelemento de despesa, que pode haver mais de um por pagamento;
  • O link 'Digitar valores' também é util para tabelas muito grandes, a exemplo de credores, onde não é aconselhável aguardar a formação da lista de valores para seleção. Nestes casos, o ideal é clicar em 'Digitar valores' e escolher a operação mais adequada ('Correspondências Exatas', 'Inicia com', 'Termina com', 'Contém' etc.).

2.6 Combinar filtro de dados

    Pode-se incluir mais de um filtro simultâneamente na consulta.

  • Selecione mais um campo a ser filtrado da mesma forma que foi feito com o primeiro filtro
  • Se já houver um filtro criado para o mesmo campo, uma caixa de diálogo de confirmação será apresentada, similar a imagem FiguraOpcaoFiltroCOGNOS
  • Escolha 'Modificar o filtro existente' para substituir o valor do filtro atual;
  • Escolha 'Adicinar um filtro' para incluir mais um filtro para o mesmo campo;
  • Escolha 'Abrir a caixa de diálogo' para combinar o novo filtro aos já existentes;
  • Escolhendo essa opção, se um campo presente no relatório estiver selecionado, é possível utilizar o recurso 'Adicionar uma linha de filtro...' para facilitar a inclusão de mais filtros para o mesmo campo, por exemplo, para filtrar por mais de um subelemento de despesa.
  • Será aberta uma tela com a lista de filtros criados para a consulta, na parte inferior da tela;
  • Determine a forma de combinação dos filtros. Se a condição de todos os filtros devem ser atendidas, escolha o critério de combinação AND. Se for suficiente que apenas um critério da consulta seja atendido, escolha o critério de combinação OR.
  • Se na mesma consulta houver necessidade de combinar os operadores lógicos AND e OR, é recomendável a utilização do recurso 'Grupo'
  • Para tanto, selecione com a tecla Shift ou Ctrl pressionada, os campos a serem agrupados, utilizando a primeira coluna da esquerda para a direita, de acordo com essa imagem FiguraAgruparCOGNOSNa prática, serão incluídos parêntese para separar os campos agrupados dos demais FiguraAgruparParentesesCOGNOS 
  • Por fim, combine AND e OR após o agrupamento.
  • Clique em OK para aplicar o novo filtro a consulta.

FiguraClassificarCOGNOS 2.7 Ordenar dados

  • Selecione na consulta o campo para ordenação;
  • Clique com o botão direito do Mouse;
  • Escolha a opção FiguraClassificarCOGNOS Classificar;
  • Será aberta uma tela com os critérios de classificação, na parte inferior da tela;
  • Escolha a ordem da classificação e clique em OK.

FiguraTipoGraficoCOGNOS  2.8 Inserir gráfico

  • Na barra de ferramentas, clique em FiguraTipoGraficoCOGNOS Atenção: pelo menos uma medida deve existir na consulta;
  • Será aberta uma tela, na parte inferior da tela, para escolha do gráfico;
  • Escolha o tipo de gráfico, outras opções de customização e clique em OK.

FiguraTipoGraficoCOGNOS  2.9 Salvar imagem do gráfico

  • Os gráficos em consultas podem ser salvos para incorporação em outros documentos fora do Sistema Mirante. Para tanto, clique em uma columa, barra, fatia, legenda etc. do gráfico e clique na opção "Download de gráfico" ou "Salvar imagem como...".

2.10 Renomear uma coluna

  • No menu lateral, selecione a opção para editar dados;
  • Selecione no submenu a opção de renomear o cabecalho da coluna;
  • Insira o novo nome da coluna e selecione a opção ok.

FiguraCalcularCOGNOS 2.11 Criar cálculos

    2.11.1 Calcular o resultado de uma coluna com outra coluna

  • Para criar calculos é necessário existir uma coluna com valores numéricos;
  • Selecione o cabeçalho das colunas desejadas. Em seguida clique com o lado direito do mouse e selecione a opção "Calcular" FiguraCalcularCOGNOS
  • Selecione o tipo de operação desejada;
  • Selecione a operação desejada;
  • Caso queira mudar o nome da coluna selecione a opção "Nome do novo item" e escreva o nome desejado;
  • Selecione a opção que insere a coluna.

  • 2.11.2 Calcular o resultado de uma coluna com um valor

  • Para criar calculos é necessário existir uma coluna com valores numéricos;
  • Selecione com o lado direito do mouse no cabeçalho da coluna desejada e selecione a opção "Calcular" FiguraCalcularCOGNOS
  • Selecione o tipo de operação desejado;
  • Selecione a operação desejada;
  • Em número você digitará um numero desejado para ser calculado junto ao valor da coluna escolhida;
  • Caso queira mudar o nome da coluna selecione a opção "Nome do novo item" e escreva o nome desejado
  • Selecione a opção que insere a coluna.

2.12 Criar Rankings

  • Para organizar os valores em forma de ranking é necessário selecionar a coluna desejada;
  • Clicar com o lado direito do mouse na coluna e selecionar a opção "Calcular" FiguraCalcularCOGNOS
  • Em "Tipo de Operação" selecione a opção "Analítica";
  • Em "Operação" selecione a opção "Rank";
  • Renomeie a coluna caso deseje;
  • Selecione a opção para inserir FiguraInserir03COGNOS a coluna na tabela.

FiguraRecortarCOGNOS 2.13 Cortar e Colar uma coluna

  • Para reposicionar uma coluna em outro local da tabela é preciso clicar com o lado direito no cabeçalho da coluna que se deseja reposicionar;
  • Selecionar a opção recortar FiguraRecortarCOGNOS A coluna escolhida ficará em tom de cinza;
  • Para colar a coluna recortada em outra posição da tabela, clique com o botão direito na coluna próxima ao local que deseja inserir, escolhendo a opção colar FiguraColarCOGNOS

2.14 Executar sem nenhum dado

Caso seja necessário realizar uma pesquisa muito complexa, onde o volume de dados seja elevado, o usuário poderá realizar uma pesquisa inicialmente traga apenas os cabeçalhos de cada coluna, para após inserir todos os filtros e campos, de fato seja realizada o acesso ao banco de dados uma única vez.

  • No menu lateral selecione a opção de executar relatório;
  • No submenu selecione a opção "Visualizar sem nenhum dado" FiguraVerSemDadosCOGNOS
  • No menu de inserção de dados, crie normalmente a sua consulta, inserindo os campos e filtros;
  • Após concluído o desenho da consulta, clique no botão "Executa com todos os dados" FiguraExecutarCOGNOS , que está localizada no menu de atalhos.

2.15 Selecionar Múltiplos Itens

  • Para selecionar multiplos itens, pressione a tecla Ctrl e selecione os itens desejados no menu lateral;
  • Após realizada a seleção, utilize o botão de inserir FiguraInserir02COGNOS ou clique com o lado direito do mouse, em uma das opções escolhidas e selecione Inserir FiguraInserir01COGNOS.

2.16 Criar tabela cruzada

O relatório de tabela cruzada é útil para visualizar informações na interseção de linhas e colunas. É necessário ter uma tabela normal com pelo menos duas colunas e uma medida (valor numérico). As colunas devem ser do tipo categóricas, ou seja mostrar categorias e com poucas opções em seu domínio.

  • Selecione uma coluna para que seja o título do cabeçalho da tabela cruzada;
  • Após, selecione a opção Inverter linhas e colunas FiguraTabelaCruzadaCOGNOS na barra de ferramentas;
  • Novas medidas podem ser inseridas;
  • É possível trocar (inverter) a coluna com a linha, através da opção Trocar linhas e colunas FiguraTrocarCOGNOS ;
  • Para voltar a visualização em formato de tabela normal, marque a coluna que foi transforda em linha e selecione a opção Desagrupar FiguraDesagruparCOGNOS.

2.17 Fazer Drill Through

O Drill Througth é um recurso utilizado para visualizar informações detalhadas, complementares e/ou associadas, referentes a uma informação disponibilizada em uma linha de uma tabela. Para tanto, é necessário que a linha de interesse contenha uma coluna com a chave de acesso para o detalhamento da informação, por exemplo, um CPF, CNPJ, número de intrumento etc.

  • Para visualizar as informações relacionadas, selecione uma linha tabela com um click:
  • No menu de atalho, selecione a Opção Ir Para FiguraIrParaCOGNOS , em seguida, Links Relacionados;
  • Se houver links relacionados ao conteúdo escolhido, será aberto uma página com um Link contendo informações detalhadas;
  • Selecione o link de detalhamento e será processada a visualização;
  • Se não houver chave de acesso para detalhamento da informação, será aberto uma página solicitando o conteúdo da chave para busca da informação.

    3 Problemas conhecidos e soluções

    A seguir são elencados alguns problemas no uso do sistema já conhecidos e suas soluções:
  • Erro no carregamento de páginas de funcionalidades de Business Intelligence (BI). Solução: desabilite o filtro XSS no Windows em Opções de Internet > Segurança > Nível personalizado ... > Script > Habilitar filtro XSS > Desabilitar
  • Solicitação de nova autenticação ao acessar funcionalidades de Business Intelligence (BI)Solução: informe novo usuário e senha e marque a opção de memorização, se disponível. A dupla autenticação não é exigida quando na rede local do TCE/BA, quando utilizado o Microsoft Internet Explorer